Banco Central prevê alta de 2,1% no PIB em 2022 | A TARDE
Atarde > Economia

Banco Central prevê alta de 2,1% no PIB em 2022

Publicado quinta-feira, 30 de setembro de 2021 às 13:53 h | Atualizado em 30/09/2021, 13:58 | Autor: Da Redação
A autoridade monetária vê alta de 2,1% do PIB de 2022 | Foto: Marcello Casal jr | Agência Brasil
A autoridade monetária vê alta de 2,1% do PIB de 2022 | Foto: Marcello Casal jr | Agência Brasil -

Pela primeira vez, o Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 30, sua previsão para a economia do ano que vem. A autoridade monetária vê alta de 2,1% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2022 e, para este ano, de 4,7% ante a previsão anterior de 4,6%, divulgada em junho.

Em seu Relatório Trimestral de Inflação, o BC diz que indicadores econômicos recentes sugerem continuidade da evolução positiva da atividade doméstica, que contempla recuperação robusta do crescimento da economia ao longo do segundo semestre.

Diz ainda que a continuidade do arrefecimento da pandemia e os níveis de confiança maiores que os vigentes há três meses favorecem a recuperação da atividade e do mercado de trabalho.

Em horizonte mais amplo, a normalização da cadeia de insumos industriais, mesmo que apenas gradual, também deve ter efeitos positivos sobre o crescimento, ressalta, assim como preços internacionais de commodities ainda elevados, o que é positivo para o agronegócio e para a indústria extrativa, diz.

Apesar desses pontos positivos, o BC destaca alguns fatores que podem restringir o ritmo de recuperação no segundo semestre deste ano e durante 2022.

“No curto prazo, choques de oferta afetam negativamente atividade e consumo. Adicionalmente, o ciclo de aperto monetário, cujos efeitos devem ser sentidos principalmente em 2022, tende a diminuir o ritmo de fechamento do hiato”, diz.

Publicações relacionadas