BC chinês promete manter liquidez em patamar "razoável e estável" | A TARDE
Atarde > Economia

BC chinês promete manter liquidez em patamar "razoável e estável"

Publicado segunda-feira, 14 de maio de 2018 às 09:10 h | Atualizado em 19/11/2021, 08:55 | Autor: Estadão Conteúdo

O banco central da China, conhecido como PBoC, prometeu hoje manter a liquidez em patamar "razoável e estável", ao mesmo tempo em que tenta estabilizar o crescimento econômico e afastar riscos.

Em relatório trimestral de política monetária, divulgado no fim da tarde de sexta-feira (11), o PBoC afirmou que irá ajustar a escala e ritmo de injeções de liquidez com base nos últimos desdobramentos de operações econômicas.

Crescentes incertezas em políticas fiscais, comerciais e monetárias em certos países desenvolvidos podem afetar a recuperação da economia global e os fluxos de capitais, avalia o documento.

Segundo o PBoC, o nível geral de alavancagem da economia chinesa continua elevada, e o setor estatal acumula um volume de dívidas particularmente grande.

O endividamento total da China equivalia a 250,3% de seu Produto Interno Bruto (PIB) no fim de 2017, alta de 2,7 pontos porcentuais ante o ano anterior, informou o PBoC. Os níveis de alavancagem de empresas e de governos recuaram levemente no ano passado, mas o endividamento das famílias continuou a subir.

Já a inflação doméstica é administrável, apesar de efeitos mais fortes da base de comparação do ano passado, ressaltou o banco central chinês. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicações relacionadas