adblock ativo

BC lança moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília

Publicado segunda-feira, 19 de abril de 2010 às 16:04 h | Atualizado em 19/04/2010, 16:04 | Autor: Agência Estado
adblock ativo

O Banco Central (BC) lançou nesta segunda-feira uma moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília. O aniversário da capital idealizada por Juscelino Kubitschek será na próxima quarta-feira, dia 21. A nova moeda terá uma tiragem de até 30 mil unidades com valor de face de R$ 5. Destinada a colecionadores, cada unidade será vendida pelo BC por R$ 108,00.

A moeda terá 40 milímetros de diâmetro e bordo serrilhado. Será de prata e terá peso de 27 gramas. Em uma das faces, haverá várias ilustrações da cidade, como os prédios do Congresso Nacional, da Catedral, do Palácio do Planalto sede do Poder Executivo e da escultura "Guerreiros", instalada na Praça dos Três Poderes em homenagem aos trabalhadores que construíram a cidade, conhecidos como "candangos".

Na outra face, haverá uma representação esquemática do Plano Piloto, região central planejada da capital federal, no qual está a maioria dos prédios públicos e das áreas comerciais e as primeiras superquadras residenciais planejadas da capital. Visto de cima, o Plano Piloto tem forma semelhante à de um avião. A comercialização das novas moedas começa em 21 de abril nas regionais do BC em todo o Brasil e também no Banco do Brasil.

adblock ativo

Publicações relacionadas