Dólar sobe 3,6% no mês, mas mercado não vê nova tendência | A TARDE
Atarde > Economia

Dólar sobe 3,6% no mês, mas mercado não vê nova tendência

Publicado segunda-feira, 31 de março de 2008 às 21:20 h | Autor: Agência Reuters

O agravamento da crise global de crédito fez o dólar subir 3,61 por cento em março, para 1,753 real, mas no longo prazo o mercado ainda não vê uma reversão da tendência de queda provocada pela diferença entre os juros brasileiros e estrangeiros.

A pressão de baixa foi interrompida na metade do mês, quando a turbulência financeira derrubou um dos maiores bancos de investimento dos Estados Unidos e aumentou a certeza quanto a uma recessão na maior economia do mundo.

Mas a projeção de alta da Selic em abril e a relativa normalização dos mercados após uma fase aguda da crise devem restaurar a movimentação de agentes interessados na elevada remuneração dos investimentos no Brasil --devolvendo a dinâmica de queda ao dólar.

"Deve ocorrer um reaquecimento das operações derivativas, que estão em ritmo bastante fraco neste momento", disse Sidnei Nehme, diretor-executivo da NGO Corretora, em relatório.

Entre 12 e 17 de março, no momento mais crítico da turbulência, os estrangeiros desfizeram a aposta na queda do dólar e montaram posições compradas no mercado futuro de câmbio. Esse, aliás, foi um dos motivos para a alta de 0,52 por cento da moeda nesta sessão, segundo um operador.

"O mercado está mais comprado (em dólares). O pessoal está querendo uma Ptax alta mesmo", afirmou o agente, que preferiu não ser identificado.

Na última sessão do mês, os investidores tentam interferir com mais força na taxa de câmbio, já que ela forma a Ptax (taxa média ponderada do dólar) a ser usada na liquidação dos contratos futuros de dólar.

"Mas a tendência a longo prazo é de queda mesmo", ressalvou o operador.

Publicações relacionadas