Fórum Marítimo Global: líderes do setor se comprometem na COP26 a descarbonizar o transporte marítimo internacional até 2050 | A TARDE
Atarde > Economia > PR Newswire

Fórum Marítimo Global: líderes do setor se comprometem na COP26 a descarbonizar o transporte marítimo internacional até 2050

Publicado quinta-feira, 28 de outubro de 2021 às 00:00 h | Atualizado em 06/12/2021, 15:38 | Autor: PR Newswire

LONDRES, 28 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- O Call to Action for Shipping Decarbonization foi desenvolvido por uma força-tarefa formada por várias partes interessadas conveniadas à Getting to Zero Coalition, uma parceria entre o Fórum Marítimo Global, o Fórum Econômico Mundial e o Friends of Ocean Action. O Call to Action é respaldado por mais de 200 líderes e organizações do setor que representam toda a cadeia de valor marítima e transmite a mensagem clara de que uma descarbonização total do transporte marítimo internacional é urgente e possível de ser atingida. Ela exige que os governos trabalhem em conjunto com o setor de transporte marítimo para proporcionar as políticas e os investimentos necessários para atingir pontos críticos de mudança na descarbonização das cadeias de suprimentos globais e da economia global.
"Com o Call to Action, líderes de toda a cadeia de valor marítima transmitem um forte sinal para os governos que se reunirão em Glasgow na próxima semana de que está na hora de elevar as ambições e se comprometer em descarbonizar totalmente o transporte marítimo internacional até 2050. Se os governos quiserem ser heróis do clima na COP26, eles também devem ser heróis do clima na Organização Marítima Internacional, onde é necessária uma ação urgente para colocar o transporte marítimo internacional em uma via justa e equitativa alinhada com o Acordo de Paris", diz Johannah Christensen, CEO do Fórum Marítimo Global.
O Call to Action  demonstra que há amplo suporte do setor para a descarbonização do transporte marítimo e mostra as muitas ações e compromissos que já estão sendo feitos por empresas, ao mesmo tempo em que especifica o que é necessário que os governos façam para descarbonizar totalmente o setor até 2050.
Especificamente, os signatários apelam para que os governos:
Comprometam-se em descarbonizar o transporte marítimo internacional até 2050 Apoiem projetos de transporte marítimo de emissão zero em escala industrial por meio de uma ação nacional Ofereçam medidas políticas que tornarão o transporte marítimo com emissão zero de carbono a escolha padrão até 2030A 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP26), que será realizada de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021 em Glasgow, é organizada pelo Reino Unido em parceria com a Itália e reunirá as partes para acelerar a ação em direção aos objetivos do Acordo de Paris e a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas.
"A COP26 é uma oportunidade única de acelerar os esforços globais para enfrentar as mudanças climáticas. Todos os setores devem fazer parte da jornada para atingir zero emissão de carbono e manter as metas de temperatura do Acordo de Paris ao alcance. Como presidente da COP, dou as boas-vindas ao Call to Action for Shipping Decarbonization e sua clara mensagem de que os líderes de todo o setor marítimo estão prontos para trabalhar com os governos para descarbonizar totalmente o transporte marítimo até 2050" , disse Alok Sharma, presidente da COP26.
Sobre o Call to Action for Shipping Decarbonization 
Mais de 200 líderes e organizações do setor de toda a cadeia de valor marítima são signatários do Call to Action for Shipping Decarbonization, incluindo transporte marítimo, carga, energia, finanças, portos e infraestrutura. Entre os signatários estão alguns dos maiores atuantes do mundo no comércio global: Anglo American, A.P. Moller- Maersk, BHP, Bolloré Logistics, BP, BW LPG, Cargill Ocean Transportation, Carnival Corporation, Citi, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, ENGIE, Euronav, Fortescue Metals Group, GasLog, Hapag-Lloyd, Iberdrola, Lloyd's Register, Mitsui O.S.K. Lines, MSC Mediterranean Shipping Company, Ocean Network Express, Olympic Shipping and Management, Ørsted, Panama Canal Authority, Port of Rotterdam, PSA International, Rio Tinto, Shell, Swire Shipping, Trafigura, Ultranav, Unilever, V.Group, Volvo, e Yara.
O Call to Action for Shipping Decarbonization foi inicialmente lançado em 22 de setembro de 2021 em conjunto com a Assembleia Geral da ONU.
Saiba mais sobre o Call to Action for Shipping Decarbonization e veja a lista completa de signatários aqui...
Saiba mais sobre as ações concretas que os signatários do Call to Action for Shipping Decarbonization estão realizando para apoiar a descarbonização do transporte marítimo aqui...   
Saiba mais sobre a conferência do Fórum Marítimo Global em Londres, de 27 a 28 de outubro de 2021, aqui…
Sobre a Getting to Zero Coalition 
A Getting to Zero Coalition é uma plataforma liderada pelo setor voltada para a colaboração que reúne as principais partes interessadas de toda a cadeia de valor do setor de transporte marítimo e de combustíveis e com o setor financeiro e outros comprometidos em tornar realidade a viabilização comercial de embarcações com zero emissão de carbono até 2030. A Getting to Zero Coalition é uma parceria entre o Fórum Marítimo Global, a Friends of Ocean Action e o Fórum Econômico Mundial.
Sobre a Friends of Ocean Action 
A Friends of Ocean Action é um grupo único de mais de 55 líderes globais de empresas, organizações internacionais, sociedade civil, ciência e acadêmicos que monitoram soluções escaláveis para os desafios mais urgentes enfrentados pelos oceanos. O grupo é organizado pelo Fórum Econômico Mundial em colaboração com o World Resources Institute.
Sobre o Fórum Econômico Mundial 
O Fórum Econômico Mundial é a organização internacional de cooperação público-privada. O Fórum envolve os principais líderes políticos, empresariais, culturais e de outras entidades da sociedade para moldar as agendas globais, regionais e industriais. O Fórum foi fundado em 1971 como uma fundação sem fins lucrativos e está sediado em Genebra, na Suíça. Ele é independente, imparcial e não está ligado a nenhum interesse especial.
Sobre o Fórum Marítimo Global 
O Fórum Marítimo Global é uma organização internacional sem fins lucrativos comprometida em moldar o futuro do comércio marítimo global para aumentar o desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo e o bem-estar humano.
 
 
FONTE Global Maritime Forum

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS