Festas juninas abrem 3,5 mil vagas temporárias no comércio baiano | A TARDE
Atarde > Economia

Festas juninas abrem 3,5 mil vagas temporárias no comércio baiano

Publicado sábado, 07 de maio de 2011 às 22:29 h | Autor: Vanessa Alonso, da Redação

Mal o comércio terminou de se preparar para o Dia das Mães e já começa a temporada de contratações temporárias para o mês de junho. Por conta do Dia dos Namorados e do São João, o varejo deverá contratar pelo menos 3,5 mil funcionários temporários na Bahia. Os principais cargos são de vendedores, operadores de caixas, estoquistas e repositores de mercadorias. O salário varia de R$ 545 até R$ 1,5 mil nas empresas que trabalham com comissões.

Segundo Antoine Tawil, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), a demanda por profissionais deve ser 8% maior do que no ano passado, sendo que aproximadamente 40% dessas vagas devem ser destinadas à capital baiana.

“O mês de junho é muito importante para o cenário baiano, não só na capital, mas também no interior. Muitas pessoas aproveitam para comprar sapatos, jeans, roupas com estampas quadriculadas e, por isso, o setor de confecções e calçados costumam ser os mais beneficiados”, avalia Tawil.

A produção e venda de produtos típicos também motivam as contratações. “Muitas empresas como delicatessens, padarias e supermercados, que produzem comidas típicas, montam estandes com demonstradores e degustadores”, acrescenta o diretor da regional Nordeste da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Augusto Calado.

Vagas - A partir de amanhã, o Serviço de Intermediação para o Trabalho do Governo do Estado (SineBahia) já disponibiliza 118 vagas para vendedores e auxiliares de loja que pretendem aproveitar as festas juninas para faturar uma grana extra. Outras 700 oportunidades estão previstas para as próximas semanas, atendendo às demandas de supermercados e lojas de departamento.

Contratada como temporária em junho do ano passado pela loja de calçados femininos Sonho dos Pés, a vendedora Josciene Santos, 25, garante que vale a pena. “Estava desempregada há dois meses e fui efetivada logo depois do São João. Vendemos muitas botas nesse período e a comissão é boa”, comemora.

Publicações relacionadas