Goiânia e mais 28 municípios de Goiás desligam TV analógica na quarta-feira | A TARDE
Atarde > Economia

Goiânia e mais 28 municípios de Goiás desligam TV analógica na quarta-feira

Publicado terça-feira, 30 de maio de 2017 às 14:08 h | Atualizado em 19/11/2021, 08:11 | Autor: André Borges | Estadão Conteúdo

A partir desta quarta-feira, 31, Goiânia e outros 28 municípios de Goiás terão o sinal de TV analógica desligado, ficando apenas com o sinal digital de televisão. A mudança atinge 1,3 milhão de domicílios da região.

Foram distribuídos mais de 330 mil kits gratuitos para Goiânia e os outros 28 municípios de Goiás. Cerca de 30 mil kits têm sido solicitados por semana. A ação deve ser mantida por mais 45 dias.

Para solicitar o equipamento, é necessário acessar o site da Seja Digital (www.sejadigital.com.br) ou ligar para o telefone 147 e informar o CPF ou Número de Identificação Social. O beneficiário pode escolher um dos 38 locais disponíveis para a retirada e informar o dia e horário que deseja pegar o kit.

O desligamento da TV analógica já foi realizado nas regiões metropolitanas de Brasília e São Paulo, além de o município de Rio Verde (GO), onde foi feito um piloto para iniciar a migração.

A próxima capital que passará pela migração será Recife, com o desligamento do sinal analógico no dia 26 de julho. Na sequência, vêm Fortaleza e Salvador em setembro; Rio e Vitória em outubro.

O calendário que prevê a digitalização dos principais centros termina apenas em dezembro de 2018, mas a digitalização de todo o território nacional só deve ser concluída em meados de 2023, segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros.

Os kits de TV digital distribuídos gratuitamente são bancados pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD), empresa criada pelas operadoras de celular Algar, Claro, TIM e Vivo para tocar o processo de digitalização. Cada kit, que é importado de fabricantes da China e da Coreia do Sul, custa R$ 180, segundo a Anatel. As empresas injetaram R$ 3,6 bilhões para financiar a migração.

Publicações relacionadas