Governo dos EUA monitora aumento do preço do petróleo | A TARDE
Atarde > Economia

Governo dos EUA monitora aumento do preço do petróleo

Publicado quarta-feira, 27 de maio de 2009 às 16:10 h | Autor: Agencia Estado

A Casa Branca está monitorando o aumento dos preços do petróleo, uma questão que deve constar da agenda do presidente norte-americano, Barack Obama, em sua visita à Arábia Saudita na próxima semana.

Os preços dos contratos futuros do petróleo estão em alta nesta quarta-feira, ao redor de US$ 63 o barril, após o ministro de Petróleo da Arábia Saudita, Ali Naimi, indicar que o país notou sinais de aumento na demanda pela commodity. Amanhã, os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reúnem em Viena para decidir sobre as cotas de produção.

O aumento dos preços do petróleo preocupa o governo dos EUA porque pode prejudicar a recuperação da economia do país. "É algo que administração obviamente monitora", afirmou Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca. "Obviamente, o presidente está preocupado com qualquer coisa que aumente o custo de vida em uma época de economia frágil."

Obama e o rei saudita Abdullah se reúnem na próxima semana em Riad. Será o início de uma viagem que também passará pelo Egito, Alemanha e França. Gibbs não quis comentar sobre a pauta da conversa entre os dois mandatários. Questionado sobre se Obama conversaria sobre manter os preços do petróleo sob controle, o porta-voz afirmou: "Posso apenas imaginar que, sim, este será um assunto". As informações são da Dow Jones.

Publicações relacionadas