Ibametro apreende 1.200 artigos na Operação Criança Segura | A TARDE
Atarde > Economia

Ibametro apreende 1.200 artigos na Operação Criança Segura

Publicado quarta-feira, 07 de outubro de 2015 às 21:41 h | Autor: Joana Lopo

Mil e duzentos produtos infantis, sendo 90% deles brinquedos, foram apreendidos pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade da Bahia (Ibametro), na Operação Criança Segura, realizada de 28 de setembro a 2 de outubro em todo o estado.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 7, no auditório do prédio Juracy Magalhães da Assembleia Legislativa, durante seminário. No total, foram fiscalizados 98 mil itens infantis entre mamadeira, bico de mamadeira, berço, bicicleta e brinquedos de diversos modelos.

Conforme o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, embora a operação tenha sido feita em função da proximidade do Dia das Crianças, o órgão realiza a vigilância com frequência.

Autuados

Quem foi autuado nesta operação tem, a partir da notificação, 10 dias para apresentar defesa, com direito a mais 10 dias para recurso. Se não o fizer, pode pagar multa que varia entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.  

Segundo o diretor-geral do Ibametro, os municípios de Salvador e Feira de Santana foram os locais que mais tiveram notificações.

"Tem muito produto com falsificação de selo, produtos chineses, por isso aconselho aos pais e responsáveis que sempre verifique o selo do Inmetro, a informação sobre faixa etária e se o produto tem explicação em português", aconselha Leal.

Publicações relacionadas