Investimento em países emergentes é recorde em 2006 | A TARDE
Atarde > Economia

Investimento em países emergentes é recorde em 2006

Publicado terça-feira, 29 de maio de 2007 às 08:57 h | Autor: Agencia Estado

Os investimentos em países emergentes alcançaram US$ 647 bilhões em 2006, um recorde, segundo o relatório Financiamento do Desenvolvimento Global de 2007, divulgado ontem pelo Banco Mundial (Bird). O crescimento dos emergentes também foi excepcional, com expansão média do Produto Interno Bruto (PIB) de 7,3%, bem acima da alta do PIB mundial, de 4%.

Mas 2006 foi o pico do ciclo positivo, dizem economistas do banco. O crescimento dos emergentes desacelerará para 6,7% em 2007 e chegará a 6,1% em 2009, a reboque do menor avanço do PIB dos Estados Unidos.

A desaceleração será gradual e os países emergentes estão equipados para lidar com esse novo ambiente externo, diz o Bird. Isso porque a maioria dos países em desenvolvimento aproveitou os últimos quatro anos de bonança para implementar políticas de proteção contra crises financeiras - redução de endividamento externo, alongamento do perfil da dívida, acúmulo de reservas e emissão de títulos em moeda local. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicações relacionadas