Japão promete tomar medidas apropriadas contra especulação e excessos no câmbio | A TARDE
Atarde > Economia

Japão promete tomar medidas apropriadas contra especulação e excessos no câmbio

Publicado quarta-feira, 09 de novembro de 2016 às 03:52 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:47 | Autor: Sergio Caldas | Estadão Conteúdo

O governo do Japão irá tomar as medidas apropriadas contra movimentos especulativos e excessivos no mercado de câmbio, afirmou hoje Masatsugu Asakawa, a principal autoridade cambial do Ministério de Finanças japonês.

Durante a madrugada, o iene atingiu o maior nível ante o dólar desde 30 de setembro e a Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 5,36%, registrando a maior queda desde junho, em meio a sinais de que o republicano Donald Trump poderá vencer a eleição presidencial nos EUA. Trump está liderando a disputa pelos votos no Colégio Eleitoral contra a adversária democrata, Hillary Clinton.

Segundo Asakawa, os movimentos de hoje no câmbio foram fortes e o governo vai acompanhar as oscilações com cautela e bastante atenção.

Asakawa não falou sobre eventuais intervenções no câmbio, mas não descartou possíveis medidas contra um iene exageradamente fortalecido.

Os comentários de Asakawa vieram após reunião de autoridades do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), assim como do Ministério de Finanças e da Agência de Serviços Financeiros do país. Com informações da Dow Jones Newswires.

Publicações relacionadas