adblock ativo

Sete dicas antes de alugar um imóvel

Publicado terça-feira, 08 de maio de 2012 às 23:43 h | Atualizado em 08/05/2012, 23:44 | Autor: Mariana Mendes
adblock ativo

Está pensando em alugar um imóvel? Independente de qual seja a finalidade, é bom levar em conta não só o valor do aluguel, mas também as condições que o espaço oferece. Localização, estrutura física, vizinhança, área de lazer, entre outras situações, são essenciais na hora de fechar um bom negócio e evitar contratempos.

Confira abaixo algumas dicas da Corretora de Seguros APSA, com 80 anos de atuação no mercado imobiliário, de como escolher um imóvel para alugar e morar:

Orçamento: A primeira coisa é olhar seu orçamento. Faça as contas na ponta do lápis e veja exatamente quanto você pode desembolsar para alugar um imóvel. Afinal, além da locação, tem ainda a taxa de condomínio e serviços como luz, água, telefone e gás de cozinha. Sabendo exatamente quanto você tem para investir, é hora de sair em busca de um lugar para morar.

Localização: A sugestão é procurar um imóvel próximo ao local do trabalho, faculdade ou escola dos filhos. Isso facilitará seu deslocamento, reduzindo tempo e gerando economia com passagens ou combustível.

Serviços: De preferência, que esse imóvel seja próximo a serviços como supermercado, padaria, farmácia, ponto de ônibus, restaurante, lava-jato, posto de combustível e lavanderia. Já que seu tempo é curto para executar suas atividades diárias, tendo esses serviços próximo já ajudará e muito no dia-a-dia.

Infra-estrutura: Para sua comodidade e segurança, é bom verificar também se o prédio tem segurança, porteiro, área de lazer e estacionamento. Quem sabe até gás canalizado. E se dentro do imóvel já há móveis como armário e guarda-roupa embutidos.

Documentação: Se você se interessou por um imóvel, o próximo passo é verificar a parte burocrática com a imobiliária para fechar o negócio. Checar as exigências para a locação, se precisa fiador, tempo de contrato, documentação exigida, entre outros.

Vistoria: Na hora da contratação do aluguel, é importante prestar bem atenção na hora da vistoria do imóvel. Isso para oferecer mais segurança tanto ao proprietário do imóvel quanto ao inquilino, em relação a possíveis dúvidas futuras sobre a manutenção e condições do local, no final do contrato. Para isso, alguma imobiliárias contam com um relatório bem minucioso e com fotos, contendo detalhes das paredes, sobre a pintura, piso, parte elétrica, hidráulica, fechaduras, entre outros.

Preço justo: O contratante deve pesquisar nas imediações para saber quanto as pessoas estão pagando por um imóvel semelhante ao dele. Outra maneira é verificar nas ofertas dos jornais. Na pesquisa, é bom se atentar para imóveis com as mesmas características que o seu, para que o resultado seja mais fiel.

adblock ativo

Publicações relacionadas