Escolas da rede estadual de ensino funcionarão no final de semana | A TARDE
Atarde > Educação

Escolas da rede estadual de ensino funcionarão no final de semana

Anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira

Publicado segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023 às 12:18 h | Autor: Daniel Genonadio
Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues foi inaugurado nesta segunda
Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues foi inaugurado nesta segunda -

Em evento da aula inaugural em Amélia Rodrigues nesta segunda-feira, 6, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que as escolas da rede estadual de ensino irão funcionar durante o final de semana. O objetivo é a partir de março iniciar as atividades durante os sábados e em seguida levar a medida para os domingos. 

A ação começará a ser colocada em prática em algumas das escolas da rede, que ainda serão anunciadas. O governador lamentou não poder colocar a medida em prática em todas as instituições de ensino por falta de infraestrutura. 

"Nós não vamos começar isso já nas 1.070 escolas. Era o que eu gostaria que acontecesse, mas a gente precisa preparar a escola para isso, principalmente de servidores, os familiares e os prefeitos. Nada vai ser feito se não for um diálogo com as prefeitura. Essa semana a secretária Adelia (Educação) deverá a lista daquelas escolas que a gente já vai começar. A intenção é que a gente possa ter em Salvador boa quantidade e por território, aqueles municípios, que já tem uma certa facilidade e cultura para isso", disse Jerônimo. 

>> Adélia aponta estudos para pagamento do piso salarial dos professores

Em coletiva na cidade de Amélia Rodrigues, o governador detalhou como irá funcionar o dia a dia dos estudantes que passarão a frequentar as escolas durante os finais de semana. Os objetivos da medida são diversos, desde oferecer maiores atividades extracurriculares até a a fornecer alimentação aos alunos de baixa renda. 

"O desejo nosso qual é? O estudante chega de manhã na escola sábado, ele tem um café como hoje acontece, toma café e dividindo em turmas, uma parte já vai para o reforço, outra já pode ir para atividades de laboratórios, de esporte, de cultura. E isso dá para reservar um tempo para poder garantir o tempo de atividade de cultural, esporte, de lazer, e o tempo o recurso escolar. No meio dia, eles vão para uma refeição e se a escola tiver condições de continuar a parte da tarde já estará feito mais no turno. Se não, a gente garante aí até uma ou duas da tarde a atividade escolar", falou o governador. 

"Vamos respeitar assim um tempo de cada professor. Nós pudemos tranquilamente garantir, por exemplo, que a educação física seja feito uma parte da escola no sábado, alguma atividade laboratório seja feito no sábado, até porque a gente não pode ter uma escola com a metade da turma exigir tudo o que o professor faz. Nós vamos ter a compreensão de que nós estamos em introduzindo uma forma nova e garantir que aos sábados, inicialmente aos sábados, depois de domingo, a gente possa garantir a educação de qualidade, mas também a garantir a refeição, que esses meninos e meninas possam ter, não só durante a semana, mas aos sábados e quando for possível o domingo", acrescentou. 

Matrícula aberta 

Mesmo com o início das aulas, a matrícula na rede estadual de ensino continua aberta. Para tanto, é preciso que o estudante, mães, pais ou responsável se dirijam a uma escola estadual. 

A documentação necessária é: via original do histórico escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

Busca ativa 

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Secretaria de Educação do Estado realiza o programa Busca Ativa na Bahia. Trata-se de uma estratégia para sensibilizar a sociedade local, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e adolescente tenham acesso à educação. 

O Estado e os municípios, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, trabalham de forma colaborativa na execução das ações, desde a identificação da criança ou do adolescente fora da escola. No caso de identificação de crianças e adolescentes fora da escola, a SEC orienta cada município a entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3115-9174 ou, ainda, por meio do UNICEF, pelo e-mail [email protected] ou via 0800-729-2872.

Publicações relacionadas