Fórum Estadual de Educação da Bahia empossa novos membros | A TARDE
Atarde > Educação

Fórum Estadual de Educação da Bahia empossa novos membros

Plenária avaliou atuação dos representantes baianos em encontro nacional de defesa do ensino público

Publicado domingo, 31 de julho de 2022 às 11:10 h | Atualizado em 31/07/2022, 12:11 | Autor: Da Redação
Educação democrática, laica e inclusiva integram a pauta da conferência
Educação democrática, laica e inclusiva integram a pauta da conferência -

Foram empossados os novos membros do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Fee-BA). O encontro ocorreu na última sexta-feira, 29, durante a plenária realizada no Hotel Marano, em Salvador, para avaliar participação da Bahia na II Conferência Nacional Popular de Educação.

A “Conape da esperança”, como é chamada pelos integrantes do Fórum, aconteceu há duas semanas, de 15 a 17 de julho, em Natal (RN) com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

A coordenadora do Fee-BA, professora Alessandra Assis, falou da caminhada realizada nos dois últimos anos, do trabalho colaborativo com os Fóruns Municipais, demais setores educacionais e com os movimentos sociais que culminaram com as etapas municipais da Coeed 2022 em 400 municípios da Bahia. Ela também comentou sobre a realização do 3° Encontro de Fóruns Municipais de Educação da Bahia, a participação da delegação da Bahia na II Conape e, para fechar o ciclo, a posse dos representantes dos Fóruns Municipais dos 27 territórios no Feeba.

A coordenadora do Fórum Municipal de Serra do Ramalho, Jeane Rufino, que representa o agrupamento 1 de territórios e fóruns municipais ressaltou a conquista histórica da posse no Fee-BA para a educação baiana e convidou para uma agenda política e pedagógica em defesa da educação pública no Brasil.

Composto por entidades e órgãos estaduais e municipais ligados à educação, o Feeba e os FME mobilizam a sociedade baiana nos municípios e territórios e avaliam os impactos da implementação dos Planos Decenais (PME/PEEBA e PNE). As entidades também acompanham, junto aos demais setores, a formulação e tramitação de projetos legislativos na área de educação, assim como defendem políticas de estado para a educação.

Publicações relacionadas