Novo ensino médio passa a valer este ano e traz mudanças | A TARDE
Atarde > Educação

Novo ensino médio passa a valer este ano e traz mudanças

As novidades vão desde o aumento de horas eletivas anuais à grande curricular dos cursos

Publicado quarta-feira, 12 de janeiro de 2022 às 09:19 h | Autor: Da Redação

Aprovado em 2017, o novo ensino médio passa a valer a partir deste ano letivo e vai mudar gradativamente o ensino em escolas públicas e privadas de todo o país.

Uma das novidades é o aumento de horas letivas anuais. O tempo de aula que era de, em média, 4 horas por dia, passará a 5 horas por dia. Com isso, no final do ano, o aluno terá cumprido mil horas letivas anuais, um aumento de 200 horas em comparação com o modelo anterior

Outro ponto é a mudança na grade curricular. As disciplinas passarão a ser áreas do conhecimento, como no Enem. São elas: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias,  ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.

Chamado ‘projeto de vida’, a ideia deste componente transversal é que ela seja uma forma de ajudar os jovens a entender suas aspirações, compreender o que ele quer para seu futuro, ao mesmo tempo que entende como a escola pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Isso deve ser refletido, por exemplo, na escolha da eletiva que o estudante vai cursar.

Um novo componente, também, são os  itinerários formativos. Eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição. As aulas serão compostas para se aprofundar nas quatro áreas do conhecimento e na formação técnica e profissional. 

O aluno deverá escolher um itinerário para compor sua grade e poderá optar por outros itinerários ao longo dos três anos caso deseje e caso a escola ofereça outra opção com vagas disponíveis.

Publicações relacionadas