UFBA decide manter exigência de vacinação contra a Covid-19 | A TARDE
Atarde > Educação

UFBA decide manter exigência de vacinação contra a Covid-19

Decisão contraria Ministério da Educação, que proibiu a obrigatoriedade de vacina para a volta às aulas

Publicado quinta-feira, 30 de dezembro de 2021 às 16:54 h | Atualizado em 30/12/2021, 17:00 | Autor: Da Redação

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiu manter a exigência do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 para o acesso aos campi. Em nota, a instituição afirmou nesta quinta-feira, 30, que tem o dever de fazer o que estiver a seu alcance para proteger a comunidade e a vida.

O comunicado foi emitido após o Ministério da Educação proibir a exigência do passaporte de vacinação para a volta às aulas.

Em nota, a UFBA afirma que recusa ser "cúmplice desse cabal absurdo" e afirma que, por ser medida de proteção individual e coletiva, a exigência de comprovação do esquema vacinal mostra a responsabilidade das instituições com suas respectivas comunidades.

Segundo a Universidade, seguirão várias as diretrizes dispostas no Artigo 8. da Resolução 07/2021 do Conselho Universitário. O trecho afirma:

"As atividades presenciais nos campi da UFBA deverão ser realizadas somente por pessoas com esquema vacinal completo contra a COVID-19, cujo procedimento de controle será regulado por ato próprio da Administração Central".

Um formulário sobre a vacinação será enviado aos docentes, técnicos, estudantes e terceirizados. Os que não estiverem vacinados, serão orientados a regularizar a situação.

No comunicado, a Universidade critica ainda a decisão do Ministério e afirma que o órgão "parece decidir em favor do vírus".

"Afinal, causa perplexidade a atitude do Sr. Ministro da Educação, expressa no Despacho Ministerial de 29 de dezembro de 2021, 2021, publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, proibindo instituições de ensino vinculadas ao governo federal de exigirem a vacinação contra a covid-19 para a participação em atividades presenciais. Com isso, o Ministério da Educação desrespeita a autonomia das universidades – instituições que não podem, por sua natureza, render-se ao obscurantismo e ao negacionismo".

Outras instituições

Além da UFBA, outras universidades e instituições federais decidiram não seguir a proibição do Ministério da Educação. O Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Universidade de Brasília afirmaram que a exigência da vacinação seguirá mantida e que aguardam decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro lamentou e afirmou que a decisão do Ministério retira o apoio às universidades no enfrentamento da pandemia.

Já a Universidade Federal de Goiás afirmou em nota que aguarda decisão final da justiça para decidir se segue ou suspende a exigência de comprovação vacinal.

Publicações relacionadas