Ufba tem espaço físico para oferecer 150 mil vagas presenciais em 2022

Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 17:32 h | Atualizado em 30/11/2021, 17:43 | Autor: Da Redação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou nesta segunda-feira, 29, que dispõe de espaço físico para oferta de até 150 mil vagas presenciais em 2022. O número, segundo a instituição, engloba salas, auditórios e laboratórios de informática.

O número se aproxima do total oferecido antes da pandemia. Porém, só poderão ser utilizados 45,7% dos espaços, considerados apropriados ao uso em cenário de pandemia. Esses espaços, portanto, deverão ser utilizados em horários e turnos alternativos em relação ao habitual pré-pandemia.

Segundo a Ufba, serão adotados os parâmetros seguros de distanciamento entre pessoas vacinadas e a medidas protetivas necessárias em face da pandemia da Covid-19.

A porcentagem levou em consideração um levantamento "minucioso e exaustivo" realizado pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da Ufba. O estudo atestou que há condições para retomada segura de parte das atividades presenciais.

A estimativa leva em consideração a ocupação em até três turnos, conforme o regime de funcionamento de unidades, bibliotecas e pavilhões, da capacidade total de 9.831 postos simultâneos. Segundo a Universidade, espaços sem condições adequadas de ventilação natural foram descartados e seus postos não entram no cálculo da capacidade de vagas para 2022.

"Vale lembrar ainda que a atribuição de salas a cada componente curricular só é efetivada após o período de matrículas, que é quando se pode saber concretamente quantos estudantes se matricularam em cada disciplina", afirma a superintendente de Administração Acadêmica, Nancy Vieira.

Os novos parâmetros serão objeto de uma nova versão do Plano de Contingenciamento e Medidas de Biossegurança, que será encaminhado às unidades, junto aos dados do levantamento de utilização dos espaços realizado pela Sumai, que deve subsidiar a conclusão do planejamento acadêmico.

Publicações relacionadas