Aeroporto de Salvador recebe prêmio inédito no Brasil | A TARDE
Atarde > Empregos & Negócios

Aeroporto de Salvador recebe prêmio inédito no Brasil

Certificação de sustentabilidade é concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI)

Publicado terça-feira, 31 de maio de 2022 às 14:55 h | Autor: Da Redação
Programa avalia os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono
Programa avalia os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono -

O Salvador Bahia Airport, parte da rede VINCI Airports, é o primeiro do Brasil a conquistar o prêmio Acreditação em Carbono (Airport Carbon Accreditation) em terceiro nível. O reconhecimento é concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). 

Além dos esforços para reduzir as emissões de carbono, o Conselho leva em consideração o plano de engajamento com parceiros de negócios, comunidades e terceiros. Através do programa Airport Carbon Accreditation, o ACI avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 6 níveis de certificação: 'Mapeamento', 'Redução', 'Otimização', 'Neutralidade', 'Transformação' e 'Transição'. 

Segundo a VINCI Airports, para alcançar essa certificação, inédita para um aeroporto no Brasil, foi desenvolvido um programa de engajamento com os sub-concessionários e parceiros - incluindo lojistas, companhias aéreas, equipes de serviços auxiliares - que tem operações no Aeroporto. Foram realizadas reuniões para conscientização ambiental e incentivo a esses terceiros a mapear suas emissões de carbono e adotar medidas para redução.  

A empresa diz que incentiva e orienta os seus aeroportos a alcançar essa certificação, além de desafiá-los a reduzirem as suas emissões de carbono pela metade até 2030.  

“Dando seguimento ao compromisso da VINCI Airports com a descarbonização, continuaremos inovando e atuando para a transição ambiental. Os próximos passos são extrair água dos resíduos orgânicos e começar a reutilizar a água dos testes obrigatórios dos bombeiros”, afirmou Alessandra Reis, coordenadora de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport.

Publicações relacionadas