Site da Moura Dubeux passa a disponibilizar tradução para Libras | A TARDE
Atarde > Empregos & Negócios

Site da Moura Dubeux passa a disponibilizar tradução para Libras

Acessibilidade será viabilizada pela assistente virtual Maya

Publicado quarta-feira, 23 de março de 2022 às 19:56 h | Autor: Da Redação
Libras é um idioma completo, com estrutura gramatical própria
Libras é um idioma completo, com estrutura gramatical própria -

O site da Moura Doubeux passou a disponibilizar tradução instantânea de todos os conteúdos escritos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A acessibilidade será viabilizada pela assistente virtual Maya.

Estima-se que o Brasil possui cerca de 10 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva. Entretanto, segundo levantamento do "Movimento web para todos", apenas 1% são acessíveis.

Reconhecida por lei no Brasil desde 2002, a Libras é um idioma completo, com estrutura gramatical própria. Sua composição léxica e semântica é totalmente diferente do português convencional e expressões faciais e corporais são fundamentais.

A Moura Dubeux ressalta que muitas pessoas com deficiência auditiva não são alfabetizados em português convencional e, assim, o uso da Libras assume importância nos espaços de comunicação.

Felipe Barbosa, professor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, ressalta que, para o surdo, a leitura e a escrita do portugês é mais difícil por serem baseadas nas ideias dos sons.

Diego Villar, CEO da Moura Dubeux, a inclusão da tradução demonstra o compromisso em transformar o relacionamento com a sociedade.

"Abre as portas para milhões de brasileiros de maneira inovadora, inclusiva e socialmente responsável, dando autonomia de comunicação aos usuários com deficiência auditiva", conta.

Publicações relacionadas