adblock ativo

Adversários de brasileiros confirmados para evento do UFC no Rio de Janeiro

Publicado sexta-feira, 15 de abril de 2011 às 18:32 h | Atualizado em 15/04/2011, 19:00 | Autor: A TARDE On Line
adblock ativo

O presidente do UFC, Dana White, confirmou nesta sexta-feira, 15, quem serão os adversários dos brasileiros no UFC 134, realizado no Rio de Janeiro e previsto para 27 de agosto. Anderson Silva, considerado por muitos o maior de todos os tempos, enfrentará o japonês Yushin Okami. Já Maurício Shogun Rua, ex-campeão dos meio-pesados, enfrentará o americano Forrest Griffin.

Anderson Silva, atual campeão dos médios, terá a revanche contra o último homem que o derrotou, ainda em 2006. Naquela ocasião, o “Spider”, como o brasileiro é conhecido, desferiu um chute ilegal contra Okami e foi desclassificado. Seus fãs consideram aquela luta como uma vitória moral de Anderson, já que ele dominava a luta, mas não é o que consta em seu cartel.

Já Shogun, que perdeu seu cinturão dos meio-pesados para o americano Jon Jones, em março, enfrentará Forrest Griffin, responsável por uma das derrotas mais marcantes de sua carreira. O brasileiro fazia sua estreia no UFC, em 2007, após fazer história em outro evento, o Pride. Porém, contrariando a expectativa de todos, foi finalizado pelo rival, mais experiente na competição.

Com a confirmação das lutas de Anderson e Shogun, restam três duelos para o UFC Rio. Outros brasileiros aparecem como candidatos, como o lendário Royce Gracie, primeiro campeão brasileiro do torneio, e o baiano Rodrigo Minotauro.

O Ultimate Fighting Championship, conhecido como UFC, é o maior torneio de vale-tudo do mundo. Geralmente realizado nos Estados Unidos, recentemente começou a realizar eventos pelo mundo, com a intenção de divulgar o esporte. Será a primeira vez que o torneio vem para o Brasil na sua nova fase, sob o comando do empresário Dana White.

Sobre o vale-tudo - O vale-tudo, também conhecido internacionalmente como Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas, em inglês), surgiu por iniciativa da família Gracie, brasileiros criadores de um estilo de jiu-jitsu diferenciado conhecido como Gracie Jiu-Jitsu ou Jiu-Jitsu Brasileiro. Por volta dos anos 30, os Gracie trouxeram para o Brasil lutadores de diferentes estilos para desafiá-los, afim de provar a supremacia da arte marcial que haviam criado.

Mais tarde, os descendentes da família continuaram o legado e levaram seus desafios para os Estados Unidos. Lá, o esporte conseguiu a oficialização e surgiu o maior evento da modalidade: o Ultimate Fighting Championship. Hoje, o UFC, como é conhecido, é um dos maiores eventos esportivos do mundo e tem, entre seus principais lutadores, brasileiros como Anderson Silva e o catarinense radicado na Bahia Júnior “Cigano” dos Santos.

adblock ativo

Publicações relacionadas