COB celebra 2ª edição de Congresso Olímpico em Salvador | A TARDE
Atarde > Esportes

COB celebra 2ª edição de Congresso Olímpico em Salvador

Evento reuniu grandes nomes do esporte nacional, entre eles, mais de 40 medalhistas olímpicos

Publicado domingo, 20 de março de 2022 às 15:46 h | Autor: Da Redação
Congresso terminou neste domingo, 20
Congresso terminou neste domingo, 20 -

Terminou neste domingo, 20, em Salvador, a segunda edição do Congresso Olímpico Brasileiro. Ao longo de dois dias, o Centro de Convenções da capital baiana se transformou no ponto de encontro dos principais agentes do esporte nacional, entre eles, mais de 40 medalhistas olímpicos, durante a realização do evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Segundo os organizadores, ao todo, mais de 30 especialistas nacionais e internacionais estiveram no congresso, que teve como tema principal ‘Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico”. Mais 600 pessoas esgotaram os ingressos para participarem de atividades que incluem o contato com novas modalidades olímpicas, tendências, tecnologias e atletas e treinadores que, ao todo, conquistaram mais de 70 medalhas olímpicas. 

O primeiro Congresso Olímpico Brasileiro aconteceu em São Paulo, em 2019. “Essa segunda edição certamente superou em termos de qualidade. Sob o ponto de vista do público, com todos os cuidados em termos de segurança, foi um sucesso, com ingressos esgotados. Os temas discutidos nas palestras foram extremamente relevantes e estimulantes. O Congresso marca uma virada de página e agora efetivamente estamos com a cabeça nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, afirmou, em nota, Paulo Wanderley, presidente do COB. 

A experiência, que prometia um clima de Vila Olímpica, começava logo na entrada com a possibilidade do participante vivenciar novos esportes como o breaking e o skate, além de experimentar em clínicas de tiro com arco e tiro esportivo. O Laboratório Olímpico do COB criou uma área exclusiva em que apresentou as principais inovações tecnológicas das ciências do esporte.  

O Congresso Olímpico também teve grande espaço para valorização da história olímpica. Um dos pontos altos do evento foi a homenagem a três grandes lendas do esporte nacional: Aurélio Miguel, Fofão e Servilio de Oliveira, que eternizaram suas mãos para o Hall da Fama do COB. 

Mais de 40 medalhistas olímpicos prestigiaram o Congresso. Entre eles, a ginasta Rebeca Andrade, que marcou presença neste domingo. Ela destacou a importância de fóruns como este para a evolução do esporte brasileiro. “Para mim, como atleta, é um grande privilégio estar aqui e ver essa troca de conhecimento enorme entre profissionais de tantas áreas diferentes do esporte, a quantidade de gente que está aqui querendo aprender. É sempre muito bom abrir os olhos para tudo que está acontecendo para a evolução do esporte, para tudo que podemos transformar ainda. Esse evento é uma oportunidade incrível para todos nós”, elogiou Rebeca, que atualmente divide os treinos com os estudos da faculdade de Psicologia.  

O segundo e último dia de evento contou com duas palestras no palco principal. Lenny Abbey, líder de engajamento do Comitê Olímpico Internacional, falou sobre a Agenda 2020+5, enquanto Carlos Júlio fechou a programação com o tema “Reinventando Você”. O palco de debates teve ainda uma importante discussão sobre controle antidoping. 

O domingo também marcou o lançamento do projeto Memória Olímpica do COB e o anúncio dos vencedores do Prêmio Esporte Inovação. Os idealizadores do projeto vencedor, ‘Sistema Isports para Talentos Esportivos’, foram contemplados com uma viagem para Paris para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2024. 

Publicações relacionadas