Bahia visita o Londrina para seguir ainda mais tranquilo no G-4 | A TARDE
Atarde > Esportes > E.C.Bahia

Bahia visita o Londrina para seguir ainda mais tranquilo no G-4

Atualmente, o Tricolor tem nove pontos de diferença para o 5º colocado do campeonato

Publicado terça-feira, 16 de agosto de 2022 às 07:00 h | Autor: Luiz Teles
Em campo, rodízio por maratona de jogos pode trazer alterações no time
Em campo, rodízio por maratona de jogos pode trazer alterações no time -

Voando em ‘céu de brigadeiro’ na Série B, o Bahia tem nesta terça, 16, na abertura da 25ª rodada, a oportunidade de abrir 12 pontos de diferença do 5º colocado da competição e afastar qualquer sombra que possa lhe tirar a tranquilidade. Com 43 pontos e ocupando a vice-liderança na tabela de classificação, o Tricolor visita, a partir das 20h30, justamente o primeiro time fora da zona de acesso à 1ª Divisão: o Londrina, que tem 34 pontos.

A atual diferença de 9 pontos para o 5º lugar já é a maior obtida pelo Esquadrão desde o início do torneio (veja a infografia abaixo). Em caso de triunfo, a diferença de 12 pontos não se sustentaria até o final da rodada, já que há confrontos diretos entre Tombense (8º, com 33) e Sport (6º, com 34), e CRB (9º, com 32) e Sampaio Corrêa (7º, com 33).

O Bahia, que está no G-4 desde a primeira rodada, chega para a partida, no Estádio do Café, embalado pelo triunfo de 2 a 0 sobre o Ituano na última sexta-feira. Cansado (esse será o 4º jogo da equipe nos últimos 10 dias), mas com a confiança lá no alto, o Tricolor, que faz a 4ª melhor campanha como visitante na Série B, tenta voltar a vencer fora de casa no torneio após dois tropeços seguidos, contra Cruzeiro e Sampaio Corrêa.

“A gente veio aqui com clima de decisão, jogo muito importante. A gente pode se distanciar cada vez mais do quinto colocado. Nosso objetivo ter essa folga no número de pontos, mas sempre buscando o topo. Estamos defendendo a segunda colocação e temos o objetivo de sair daqui com o triunfo”, disse em coletiva, o atacante Matheus Davó, autor dos dois gols do triunfo sobre o Ituano.

Reserva, mas artilheiro do time na Série B, com 7 gols, ele não sabe se vai ganhar uma posição entre os 11, mas espera seguir contribuindo com a boa campanha do Tricolor no torneio. “Todo jogador que ser titular, ainda mais numa grande equipe como o Bahia. Sigo trabalhando, aproveitando as oportunidades e também respeitando. No tempo certo as coisas vão se encaixar e vou continuar trabalhando para ajudar o clube”, avalia.

É provável que desta vez o técnico Enderson Moreira aposte em Davó no ataque, já que ele também prometeu fazer um rodízio com os atletas na maratona de jogos do Bahia. Com Rodallega em má fase (sem marcar nas últimas 10 partidas) e sem que os outros atacantes também mostrem serviço, a tendência é que Davó seja aproveitado como ‘falso 9’ ou até mesmo pelas beiradas, no lugar de Copete ou Jacaré, atuando ao lado do centroavante colombiano. Quem é desfalque certo para o treinador é o zagueiro Didi, que cumprirá suspensão automática após ser expulso contra o Ituano. Com Luiz Otávio voltando de lesão, Enderson deve compor a defesa com Gabriel Xavier.

Na tarde de segunda-feira, já em Londrina, no campo da Associação dos Funcionários Municipais, o elenco fez os últimos ajustes para a partida. A primeira parte da atividade foi de estudo do adversário, com vídeos e instruções táticas. No gramado, o grupo trabalhou enfrentamentos de três contra três em campo reduzido, tendo o meia Daniel como coringa, além de fazer um treino tático, seguido de lances de bola parada, finalizações e cobranças de pênaltis.

Londrina mudado

O Londrina não enfrentará o Bahia com força máxima e terá mudanças para receber o Tricolor. O Tubarão tem a volta do volante João Paulo, que cumpriu suspensão automática no empate com o Vila Nova, mas perdeu o lateral-esquerdo Alan Ruschel, fora após receber o terceiro cartão amarelo na Série B.

É possível que o técnico Adilson Batista possa também contar com o retorno do lateral-direito Samuel Santos, recuperado de uma lesão na coxa, além do meio-campista Mossoró, que também estava no departamento médico. 

Para a vaga de Ruschel, Eltinho e Felipe Vieira são os favoritos. Com João Paulo disponível, o atacante Mirandinha deve retornar ao banco de reservas, com o time atuando no 4-4-2. 

FICHA TÉCNICA:

Londrina x Bahia - 25ª rodada do Brasileirão Série B

Local: Estádio do Café, em Londrina (PR), às 20h30 

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO) 

Assistentes:  Leone Carvalho Rocha e Hugo Sávio Xavier Correa (ambos de GO)  

VAR:  Vinicius Furlan (SP)

Londrina - Matheus Nogueira; Samuel (Jeferson), Saimon, Vilar e Eltinho (F. Vieira); João Paulo, Mandaca e Gegê; Caprini, Gabriel Santos e Douglas Coutinho. Técnico: Adilson Batista 

Bahia - Danilo Fernandes; Marcinho, Ignácio, Gabriel Xavier e Matheus Bahia; Patrick, Lucas Mugni e Daniel (Rezende); Davó , Rodallega (Copete) e Jacaré (R. Goulart). Técnico: Enderson Moreira

Publicações relacionadas