Hamilton volta a liderar treino livre em Baku; Massa é 16º e Nasr fica em último | A TARDE
Atarde > Esportes

Hamilton volta a liderar treino livre em Baku; Massa é 16º e Nasr fica em último

Publicado sexta-feira, 17 de junho de 2016 às 12:30 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:35 | Autor: Estadão Conteúdo

Depois de liderar o primeiro treino livre do GP da Europa, Lewis Hamilton se manteve na frente no segundo, nesta sexta-feira, no novo circuito de Baku, no Azerbaijão, e mostrou que segue muito forte na sua caça a Nico Rosberg na luta pela liderança do Mundial de Fórmula 1. O piloto inglês cravou 1min44s223 para seguir na ponta, superando com folga o seu companheiro de Mercedes, que voltou a terminar em segundo lugar, mas desta vez a quase sete décimos do tricampeão mundial.

Atual líder do Mundial, apenas nove pontos atrás de Hamilton, o alemão fez a sua melhor volta em 1min44s913, sendo que horas mais cedo havia sido pouco mais de três décimos mais lento que o inglês na primeira sessão livre da prova marcada para acontecer neste domingo.

Rosberg, por sua vez, teve um problema com o motor de seu carro no final deste segundo treino livre, na parte em que os pilotos realizavam simulações de corrida utilizando os pneus supermacios da Pirelli. Ao notar que o seu monoposto não estava bem naquele momento, o alemão avisou pelo rádio e imediatamente a sua equipe pediu para que ele encostasse o carro na pista, fechando assim a sessão após dar 26 voltas, contra 33 de Hamilton. Em seguida, a escuderia avisou que o carro apresentou um problema de tração.

Já a terceira colocação deste segundo treino ficou surpreendentemente com o mexicano Sergio Pérez, da Force India, que também anda com motor fornecido pela Mercedes. Ele cravou 1min45s336 e ainda conseguiu boa folga em relação ao quarto colocado, o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, que marcou 1min45s764 na sua melhor volta.

A Force India, por sinal, teve ainda Nico Hülkenberg na quinta posição após o piloto alemão cronometrar 1min45s920, tempo que o deixou logo à frente do espanhol Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso, que marcou 1min46s027 para ficar em um ótimo sexto lugar.

Outro novato da categoria, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, conquistou o sétimo lugar ao cravar 1min46s068 e superou, entre outros, o alemão Sebastian Vettel, apenas o oitavo colocado com sua Ferrari ao percorrer a sua melhor volta em 1min46s219.

O inglês Jenson Button, da McLaren, e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, completaram o grupo dos dez primeiros colocados, enquanto o espanhol Fernando Alonso, da McLaren, veio logo atrás deles, em 11º lugar.

BRASILEIROS VÃO MAL - Já os pilotos brasileiros foram muito mal neste último treino do dia em Baku. Felipe Massa, que havia sido o oitavo colocado na primeira sessão livre, desta vez foi apenas o 16º com sua Williams ao marcar sua melhor volta em 1min47s060.

Felipe Nasr, por sua vez, amargou o último lugar mesmo tendo sido o piloto que deu mais voltas neste segundo treino, com 38 ao total. Ele fez a melhor delas em 1min48s081 com a sua Sauber, ficando três posições atrás do seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson, que cronometrou 1min47s772.

O treino de classificação que definirá o grid de largada do GP da Europa está marcado para acontecer às 10 horas (de Brasília) deste sábado, mesmo horário da largada da corrida de domingo, quando será realizada a oitava etapa deste Mundial de Fórmula 1.

Publicações relacionadas