Baiana Beatriz Ferreira perde para irlandesa e é prata em Tóquio | A TARDE
Atarde > Esportes > Olimpíada

Baiana Beatriz Ferreira perde para irlandesa e é prata em Tóquio

Publicado domingo, 08 de agosto de 2021 às 08:18 h | Atualizado em 08/08/2021, 08:23 | Autor: AFP
Bia começou bem, mas perdeu para europeia nos dois últimos rounds | Foto: Luis Robayo | AFP
Bia começou bem, mas perdeu para europeia nos dois últimos rounds | Foto: Luis Robayo | AFP -

A boxeadora brasileira Beatriz Ferreira ficou com a medlaha de prata na categoria peso leve (57-60kg) dos Jogos de Tóquio, na madrugada deste domingo, 8, ao ser derrotada pela irlandesa Kellie Anne Harrington, em decisão unânime dos árbitros (5 a 0).

>> Quadro de medalhas de Tóquio 2020

Com este segundo lugar no pódio na capital japonesa, a pugilista baiana de 28 anos registrou o melhor resultado do boxe feminino do Brasil em uma edição das Olimpíadas, superando o bronze de Adriana Araújo em Londres-2012, na estreia da categoria feminina no programa olímpico.

Esta também é a terceira medalha brasileira no boxe no Jogos de Tóquio, depois do bronze de Abner Teixeira na categoria peso pesado (até 91kg) e o ouro de Hebert Conceição, no peso médio (até 75kg). Ao todo, o Brasil soma 20 medalhas nesta edição dos Jogos Olímpicos, com 7 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze.

Este duelo pelo título olímpico na categoria peso leve reuniu duas atletas que nunca haviam se enfrentado antes e campeãs mundiais, com a representante da Irlanda ficando com o título em 2018 (depois do vice em 2016) e a brasileira vencendo em 2019, última edição do torneio, no qual Harrington não participou por estar lesionada.

“É preciso mostrar respeito independentemente do resto. Somos mulheres, somos guerreiras. Aceitamos que um dia vencemos e outro perdemos e que temos de continuar a lutar", destacou a brasileira.

A luta deste domingo começou com Beatriz Ferreira atacando e a irlandesa buscando manter a distância, mas acertando alguns golpes, o que levou o árbitros a dar uma vitória por 3 a 2 para a baiana.

Na etapa seguinte, a boxeadora europeia foi mais efetiva e acertou mais vezes a adversária, conquistando um placar de 5 a 0.

No terceiro e último assalto, Beatriz tentou aumentar a pressão, mas Harrington soube administrar o combate, obtendo novamente a vitória por 5 a 0, ficando assim com o ouro.


Publicações relacionadas