Pequim recebe a tocha com festa e muita segurança | A TARDE
Atarde > Esportes

Pequim recebe a tocha com festa e muita segurança

Publicado quarta-feira, 06 de agosto de 2008 às 01:49 h | Autor: Reuters

Pequim - Uma multidão agitando bandeiras para receber a tocha olímpica em Pequim marcou o início dos passos finais da jornada da chama após uma viagem com pompa patriótica, controvérsia e muita segurança.

A chama dos Jogos de Pequim começou a jornada final partindo da ancestral Cidade Proibida, que já foi a casa do imperador da China, com uma multidão gritando "vai Olimpíada, vai China!". A tocha vai chegar ao Estádio Ninho de Pássaro na sexta-feira para a cerimônia de abertura.

O povo acerca da rota da tocha, próximo da Praça Tiananmen, coração simbólico da capital, acenava bandeiras olímpicas brancas e bandeiras nacionais vermelhas refletindo o ardente patriotismo que tem acompanhado a tocha desde o início de sua jornada de 130 dias.

"Não é apenas uma questão esportiva, isso é a imagem da China", disse Xi Li, um dos milhares de recepcionistas oficiais da organização à entrada da Cidade Proibida.

"Esperamos e esperamos muito tempo pelo início dos Jogos", disse Zhang Haiping, aposentado. "Eu me sinto orgulhoso. Espero que nada saia errado."

Dezenas de milhares de policiais e guardas de segurança nas ruas de Pequim deixavam clara a preocupação das autoridades com a segurança depois que militantes mataram 16 oficiais de fronteira na distante província de Xinjiang, na segunda-feira.

Publicações relacionadas