Ataque a duto foi terrorista, diz ministro boliviano | A TARDE
Atarde > Mundo

Ataque a duto foi terrorista, diz ministro boliviano

Publicado quinta-feira, 11 de setembro de 2008 às 10:59 h | Autor: Agencia Estado

O ministro da Fazenda da Bolívia, Luís Alberto Arce, classificou de uma tentativa de golpe a explosão à bomba de um duto de gás que abastece o gasoduto Bolívia-Brasil, ocorrida ontem, e chamou de terroristas os responsáveis pela agressão às instalações. De acordo com Arce, o governo de Evo Morales determinou que as Forças Armadas passem a vigiar e fazer a guarda dos campos de petróleo e gás. "E a polícia já está investigando os responsáveis pelos atos de vandalismo e terrorismo".

Arce, no entanto, evitou falar em guerra civil. Segundo ele, os autores do protesto são pequenos grupos que não estão localizados em todas as regiões do país. O embaixador da Bolívia no Brasil, Maurício Dorfler Ocampo, que participou da entrevista coletiva ao lado de Arce, em um hotel em Brasília, ressaltou que a Bolívia nunca descumpriu contrato de fornecimento de gás para o Brasil e que "atos terroristas não podem estar nas previsões de nenhum governo".

Arce confirmou ainda que a explosão deverá reduzir em cerca de 3 milhões de metros cúbicos diários o bombeamento de gás natural para o território brasileiro. Isso equivale a cerca de 10% do gás comprado pela Petrobras. Segundo ele, essa redução na venda de gás para o Brasil implica prejuízo diário de US$ 8 milhões para os cofres do governo boliviano. "A nossa estatal YPFB já ordenou a reparação do duto e devemos resolver isso o quanto antes", declarou Arce. Segundo ele, é difícil fazer uma estimativa precisa do tempo que levará para consertar o estrago no gasoduto. "Mas podemos dizer que deve demorar de 10 a 15 dias."

Publicações relacionadas