Ataque do Estado Islâmico deixa 13 policiais mortos no Iraque

Publicado domingo, 05 de setembro de 2021 às 11:06 h | Atualizado em 05/09/2021, 11:12 | Autor: AFP

Treze policiais federais iraquianos morreram neste domingo, 5, em um ataque do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) perto de Kirkuk, norte do Iraque,disseram fontes médicas e de segurança. 

"Membros da Organização do Estado Islâmico atacaram um posto de controle da Polícia Federal", informou um oficial da polícia à AFP. 

O ataque contra os policiais "começou pouco antes da meia-noite e durou várias horas", relatou a mesma fonte, acrescentando que "há 13 mortos e três feridos" nas fileiras das forças de segurança.

Uma fonte médica na cidade de Kirkuk, 65 km ao norte de Rashad, área onde ocorreu o ataque, confirmou esse número à AFP. Trata-se de um dos ataques mais letais do EI desde o início do ano. 

"As células da organização estão ativas na região ao redor de Kirkuk, devido à ausência de apoio aéreo e de apoio militar", completou a mesma fonte.

No final de 2017, o Iraque declarou sua "vitória" militar sobre o EI depois de recuperar as grandes cidades que os jihadistas controlavam desde 2014. Estas células continuam a operar, porém, atacando as forças de segurança. Estas ofensivas acontecem, sobretudo, em algumas áreas remotas do norte do Iraque.

Em julho passado, os jihadistas assumiram a responsabilidade por um atentado em Bagdá que deixou mais de 30 mortos no bairro xiita de Sadr City.

Publicações relacionadas