Colômbia pode ter greve geral nesta quarta-feira | A TARDE
Atarde > Mundo

Colômbia pode ter greve geral nesta quarta-feira

Publicado segunda-feira, 02 de dezembro de 2019 às 16:14 h | Atualizado em 02/12/2019, 16:55 | Autor: Marieta Cazarré | Agência Brasil
Governo vem enfrentando resistência por parte do Comitê Nacional de Paralisações | Foto: Joaquin Sarmiento | AFP
Governo vem enfrentando resistência por parte do Comitê Nacional de Paralisações | Foto: Joaquin Sarmiento | AFP -

Esta segunda-feira, 2, é o 12º dia de paralisações e protestos na Colômbia. Enquanto o governo de Iván Duque tenta organizar uma ampla agenda de conversas com diversos setores ao longo da semana, o Comitê Nacional de Paralisações anuncia nova greve geral para a próxima quarta-feira, 4.

Na semana passada, o presidente colombiano recebeu, na Casa de Nariño, sede do governo, representantes de diferentes setores da sociedade, dispostos a colaborar com o que ele chama de Grande Diálogo Nacional.

Nesta segunda-feira, 2, Duque se reunirá com os coordenadores de cada um dos seis eixos de trabalho definidos para este diálogo. Os eixos de trabalho são crescimento, transparência e luta contra a corrupção, educação, paz, meio ambiente e fortalecimento das instituições.

No entanto, o governo vem enfrentando resistência por parte do Comitê Nacional de Paralisações, que discorda da divisão dos diálogos por temas/eixos.

Para Alejandro Palacio Restrepo, membro do Comitê e presidente da Associação Colombiana de Estudantes da Educação Superior (Acrees), o governo erra ao fazer negociações setorizadas. Integrantes do Comitê exigem uma ampla mesa de negociação e afirmaram que vão continuar com as greves e paralisações enquanto o governo não decidir mudar de estratégia.

Fazem parte do Comitê algumas associações de estudantes e sindicatos de trabalhadores, que têm grande poder de mobilização no país.

O diretor do Departamento Administrativo da Presidência e coordenador do Grande Diálogo nacional, Diego Molano, afirmou que a ideia é continuar com as reuniões de acordo com os eixos definidos com o presidente.

Segundo Molano, o governo se reunirá na terça-feira, 3, com ambientalistas e especialistas em meio ambiente.

Na quarta-feira, 4, será a vez do eixo de crescimento. Na quinta, 5, o tema será o combate à corrupção e, na sexta-feira, 6, serão discutidos os eixos da paz e da educação, que devem abrir espaço para os estudantes e os indígenas.

O governo informou que, ainda esta semana, será lançada uma plataforma digital para que os cidadãos possam enviar suas propostas para o país.

Publicações relacionadas