Ex-presidente do Irã escreve carta a Obama pedindo revisão de julgamento nos EUA | A TARDE
Atarde > Mundo

Ex-presidente do Irã escreve carta a Obama pedindo revisão de julgamento nos EUA

Publicado segunda-feira, 08 de agosto de 2016 às 12:09 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:39 | Autor: Estadão Conteúdo

O ex-presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedindo uma "rápida revisão" de uma decisão da Suprema Corte que permite a famílias de vítimas de atentados ligados ao Irã coletarem danos morais entre cerca de US$ 2 bilhões em fundos iranianos congelados no país.

A carta, que "de forma alguma tem motivação política", chega em um momento em que se especula que o político da linha dura do país possa se candidatar novamente à presidência, no ano que vem.

Apesar da retirada das sanções internacionais ao programa nuclear de Teerã, muitos iranianos ainda não enxergam os benefícios da medida, o que faz crescer o potencial de candidatura de Ahmadinejad e de outros conservadores no país.

Na carta, cujo conteúdo foi divulgado no site ligado ao ex-presidente, Ahmadinejad foca na decisão de abril da Suprema Corte que permite o uso de fundos iranianos congelados nos EUA para ressarcir famílias das vítimas do atentado de 1983, em um complexo da marinha.

"É uma clara expectativa da nação iraniana que este caso de confisco de bens... seja rapidamente revisado por sua excelência", afirma a carta. "Eu apaixonadamente recomendo que não deixe esta difamação histórica e incidente amargo seja lembrado em seu nome", diz o documento. Fonte: Associated Press.

Publicações relacionadas