Ônibus espacial Atlantis é lançado da Flórida | A TARDE
Atarde > Mundo

Ônibus espacial Atlantis é lançado da Flórida

Publicado sábado, 09 de setembro de 2006 às 18:37 h | Autor: Agência Reuters

O ônibus espacial norte-americano Atlantis foi lançado de sua base na Flórida para entrar na órbita da Terra no sábado, em uma missão para retomar a construção da Estação Espacial Internacional depois de um hiato de quase quatro anos.



O ônibus espacial levando seis astronautas foi lançado do Centro Espacial Kennedy às 11:15 da manhã, horário local, e viajava a 27.360 quilômetros por horas quando entrou em órbita de forma segura 225 quilômetros acima da superfície da Terra, cerca de nove minutos depois.



O objetivo principal da missão, adiada por quase duas semanas devido a problemas climáticos e técnicos, é instalar um módulo de energia solar de 372 milhões de dólares na estação espacial de 100 bilhões de dólares.



A Nasa tentou lançar o Atlantis no dia 27 de agosto, mas uma tempestade de raios na base de lançamento, a ameaça de uma tempestade tropical e problemas técnicos com um gerador de energia e um sensor de combustível causaram os adiamentos.



Se o ônibus espacial não tivesse sido lançado no sábado, o último dia da janela de lançamentos de duas semanas, a Nasa teria que esperar até final de setembro ou final de outubro para lançar o Atlantis.



A missão de onze dias marca a retomada dos trabalhos de construção da agência espacial, que foram interrompidos depois do acidente com o Columbia, que se desintegrou sobre o Texas em fevereiro de 2003.



A Nasa planeja mais uma missão com ônibus espacial este ano. Estas missões devem terminar em 2010, quando a frota norte-americana de ônibus espaciais deverá ser aposentada.

Publicações relacionadas