Opas alerta para aumento dos casos de covid no mundo | A TARDE
Atarde > Mundo

Opas alerta para aumento dos casos de covid no mundo

Organização informou que as infecções aumentaram 28,9% na semana passada no Pacífico Ocidental

Publicado quarta-feira, 16 de março de 2022 às 23:44 h | Autor: AFP
Nas Américas, os casos de covid-19 continuaram em queda pela oitava semana consecutiva
Nas Américas, os casos de covid-19 continuaram em queda pela oitava semana consecutiva -

O aumento das infecções por covid-19 em várias partes do mundo é "uma advertência" para as Américas de que o vírus não está sob controle, apesar da diminuição do contágio na região, alertou nesta quarta-feira a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

A Opas, braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que as infecções pelo novo coronavírus aumentaram 28,9% na semana passada na região do Pacífico Ocidental, que inclui a China; 12,3% na África; e quase 2% na Europa em relação à semana anterior. 

"Os casos aumentam novamente em outras partes do mundo, o que serve de alerta para a nossa região", disse o vice-diretor da Opas, Jarbas Barbosa, em coletiva de imprensa. 

Nas Américas, os casos de covid-19 continuaram em queda pela oitava semana consecutiva, com mais de 901.000 novos casos relatados na semana de 6 de março, uma queda de 19% em relação à semana anterior. As mortes semanais mantiveram a curva descendente pela quinta semana consecutiva, com 15.523 novas mortes relatadas (-18,4%), disse a Opas. 

Mas Barbosa indicou que, embora a maioria dos países e territórios americanos tenha relatado redução de novos casos, no Caribe e nas ilhas do Oceano Atlântico os casos aumentaram 56,6%. 

"As infecções e mortes por covid-19 estão diminuindo na maior parte de nossa região, mas muitos casos e mortes ainda estão sendo relatados todos os dias, uma indicação clara de que a transmissão ainda não está sob controle", lembrou. Devido ao risco que a pandemia ainda representa, a Opas pediu aos países das Américas para ampliar as taxas de vacinação anticovid.

Dois anos após a OMS declarar a pandemia do novo coronavírus, 149 milhões de casos de covid já foram relatados nas Américas, incluindo 2,6 milhões de mortes, segundo dados oficiais.

Publicações relacionadas