Portugal volta a impor restrições para frear a covid-19 | A TARDE
Atarde > Mundo

Portugal volta a impor restrições para frear a covid-19

Publicado quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 19:28 h | Atualizado em 25/11/2021, 19:32 | Autor: AFP
Portugal tem um dos índices de vacinação contra a covid-19 mais altos do mundo | Foto: Marvin Recinos | AFP
Portugal tem um dos índices de vacinação contra a covid-19 mais altos do mundo | Foto: Marvin Recinos | AFP -

Portugal, país com um dos índices de vacinação contra a covid-19 mais altos do mundo, anunciou nesta quinta-feira, 25, medidas para conter o aumento dos contágios pela doença, incluindo uma semana de restrições após as festas de fim de ano.

"Estamos vendo uma piora da situação sanitária", disse o primeiro-ministro português, António Costa, durante coletiva de imprensa após um conselho de ministros. "É o momento adequado para adotar novas medidas" porque "entramos em uma fase de risco elevado", destacou.

A partir de 1º de dezembro, o governo recomenda o trabalho remoto, as máscaras voltarão a ser obrigatórias em ambientes fechados e o passaporte sanitário será exigido em restaurantes e hotéis.

Além disso, será exigido um exame negativo de covid para ir a eventos culturais ou esportivos, visitar residências de idosos ou entrar em bares e boates. Quanto às viagens, será exigido um exame negativo para os passageiros de todos os voos com Portugal como destino.

Após as festas de fim de ano, de 2 a 9 de janeiro, o trabalho remoto voltará a ser obrigatório, as férias escolares serão prorrogadas e bares e boates terão que fechar.

Apesar de ter 87% de sua população totalmente vacinada, Portugal observa um forte aumento de infecções por covid-19.

Na quinta-feira, o país registrou 3.150 novos casos em 24 horas, segundo o último boletim das autoridades sanitárias, o nível mais alto em quase quatro meses.

Publicações relacionadas