Salvador participa de estudo que aponta riscos causados por mudanças climáticas | A TARDE
Atarde > Mundo

Salvador participa de estudo que aponta riscos causados por mudanças climáticas

Publicado sexta-feira, 15 de outubro de 2021 às 12:17 h | Atualizado em 15/10/2021, 12:37 | Autor: Da Redação
Mudanças climáticas provocarão inundações em varias regiões do planeta | Foto: Climate Central
Mudanças climáticas provocarão inundações em varias regiões do planeta | Foto: Climate Central -

Um estudo realizado pela Climate Central, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, foi publicado na revista científica Environmental Research Letters, e identificou as regiões do mundo que podem sofrer inundações nunca vistas antes caso as políticas de combate às mudanças climáticas não sejam colocadas em prática, imediatamente, pela comunidade internacional.

De acordo com a pesquisa, feita em parceria com a universidade americana de Princeton e o Instituto Potsdam de Pesquisa de Impacto do Clima, na Alemanha, centenas de áreas costeiras que abrigam atualmente mais de 1 bilhão de pessoas, estão sob risco iminente de incidentes.

O chefe da Climate Central, e principal autor do artigo, o cientista Benjamin Strauss responsabilizou as lideranças mundiais e mostrou as estratégias a serem adotadas.

"Nossa pesquisa, e as imagens criadas a partir dela, ilustram o que está por trás das negociações sobre o clima em Glasgow. Medidas robustas e imediatas para uma economia mundial limpa e segura para o clima podem ajudar bilhões de pessoas e preservar cidades e nações inteiras para o futuro. As escolhas de hoje definirão nosso caminho", destacou o especialista.

A variação da temperatura pode trazer consequências consideráveis ao planeta. Se uma elevação de até 3°C ocorresse, o risco de danos seria praticamente o dobro do que poderia ser constatado em oscilações menores, entre 1,5°C e 2°C. O aumento de 1,5 °C seria possível, apenas, se diminuíssemos aos poucos a emissão de gases do efeito estufa, alcançando a taxa de 0% de emissão até 2050.

Os locais mais ameaçados se encontram na Ásia: China, Índia, Indonésia e Vietnã e poderiam ter grande parte de seus territórios afetados.

Efeitos do aumento da temperatura no Brasil

Segundo o estudo, além de Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre podem sofrer graves consequências com as mudanças climáticas.

Na capital baiana, por exemplo, o aumento de 1,5°C seria o suficiente para que o mar avançasse e tomesse grande parte do centro do município e outros bairros da Cidade Baixa. Caso a elevação da temperatura chegue a 3°C, a região do Mercado Modelo e Elevador Lacerda seria completamente tomada pela água.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, será realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro de 2021.

Publicações relacionadas