Stephen Hawking participará de vôo em gravidade zero | A TARDE
Atarde > Mundo

Stephen Hawking participará de vôo em gravidade zero

Publicado quinta-feira, 01 de março de 2007 às 14:37 h | Autor: Agencia Estado

O renomado físico teórico britânico Stephen Hawking, autor do best-seller "Uma Breve História do Tempo", logo saberá como é se sentir sem peso. Hawking, que usa uma cadeira de rodas e está praticamente paralisado pela esclerose lateral amiotrófica, ou doença de Lou Gherig, planeja participar, em 26 de abril, de um vôo que oferece a sensação de imponderabilidade - ou ausência de gravidade. A informação é da empresa responsável pelo vôo, a Zero Gravity Corporation. O avião decolará e pousará numa pista do Centro Espacial Kennedy.

"Como alguém que estudou a gravidade e os buracos negros durante toda a vida, estou entusiasmado para experimentar um ambiente de ausência de peso e de gravidade em primeira mão", disse o cientista, segundo nota. O avião usado nesse tipo de passeio é um Boeing 727 modificado, que sobe a 10.000 metros e depois mergulha por 2.400 metros, permitindo aos passageiros experimentar intervalos de imponderabilidade de cerca de 25 segundos.

O principal executivo da Zero Gravity, Peter Diamandis, disse que assistentes estarão a bordo para ajudar Hawking. "O importante aqui é que a falta de peso e o vôo espacial particular são coisas disponíveis para todos, até mesmo para alguém como o professor Hawking", disse Diamandis. O vôo de Hawking será por conta da casa - normalmente, o passeio custa US$ 3.750 (R$ 8.000). A empresa planeja leiloar duas vagas junto com o físico, com a renda destinada para obras de caridade.

Publicações relacionadas