Editorial - Apoio à causa animal | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - Apoio à causa animal

Publicado quarta-feira, 06 de outubro de 2021 às 06:00 h | Autor: Da Redação

A relação direta entre o bom caráter de uma pessoa e o modo como trata os animais não-humanos revela a importância do investimento em educação para evitar os maus-tratos, mas há também os criminosos de difícil recuperação, incapazes de conter sua ferocidade ao lidar com criaturas indefesas.

Esta é a importância pioneira do Instituto Médico Veterinário Legal, inaugurado em Belo Horizonte, primeiro do país com o objetivo de contribuir para juntar aos autos dos processos judiciais as análises periciais de lesões, grande parte delas levando a óbito por motivos injustificáveis.

A luminar ideia de abertura do estabelecimento acompanha o avanço da sociedade civil organizada no sentido de combater mais este mal, despertado pela dor e sofrimento do cãozinho Sansão, cujas pernas traseiras foram amputadas, em inominável ato de maldade.

Não é difícil tomar conhecimento nas cidades brasileiras, Salvador incluída, de estratégias planejadas por portadores de fobia, e executadas com frequência em ruas e calçadas situadas próximas ou dentro de condomínios, mesmo aqueles liderados por policiais, a quem caberia zelar pela ordem.

Não são raros os envenenamentos, notadamente de inofensivos gatos, mediante a bizarra oferta do asfixiante conhecido por chumbinho, meticulosamente misturado a algum alimento, como forma de causar a morte, por ignorância dos autores, pois sabe-se o quanto contribuem os bichos para afastar pragas ou melhorar o convívio.

É preciso incentivar novas ações positivas, como forma de, senão banir, dada a característica inata da espécie humana, ao menos reduzir os episódios, agora factíveis de melhor apuração, levando os infratores para trás das grades por períodos de até cinco anos.

Depois do bom exemplo mineiro, outras capitais devem aderir, passando do estágio de indícios para o de comprovação da autoria, por parte dos integrantes de quaisquer categorias ou grupos sociais, nenhuma delas dotada da prerrogativa de pairar acima da legislação vigente ou zombar da impunidade.

Publicações relacionadas