Editorial - O Brasil conhece o Brasil | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - O Brasil conhece o Brasil

Estão as equipes a visitarem os lares, tendo a cidadania a satisfação de fornecer informações confiáveis

Publicado quinta-feira, 11 de agosto de 2022 às 05:00 h | Autor: Da Redação
São exatos 5.570 municípios tirando raio x como forma de diagnosticar os males e planejar os métodos de melhorar os índices
São exatos 5.570 municípios tirando raio x como forma de diagnosticar os males e planejar os métodos de melhorar os índices -

Um bom teste de civilidade dos brasileiros ocorre simultaneamente à realização do Censo, com o avanço do grau de consciência da importância do trabalho, materializada na acolhida aos pesquisadores em todas as regiões. Solicitada a devida identificação do recenseador, é chegado o momento de atender à coleta de dados, pois a partir destas estatísticas, os governos não têm desculpas de deixarem de promoverem políticas públicas compatíveis com os dados.

Estão uniformizadas as equipes a visitarem os lares, tendo a cidadania a satisfação de fornecer informações confiáveis para viabilizar a representação o mais fidedigna da realidade do lugar ao qual convencionamos nomear “Brasil”.

Os números são desprovidos da capacidade de falarem por si, mas a análise qualitativa por parte dos especialistas de distintos saberes produz a oportunidade de conhecimento do perfil do país, dos estados e dos municípios.

Emerge deste mergulho nas profundezas da antiga Pindorama a identificação dos principais problemas, gerando propostas de redução das dificuldades da população, motivo maior da pesquisa  desenvolvida a cada dez anos.

Desta vez, houve breve hiato, por causa do risco de contágio relacionado ao Sars-cov-2, mas agora, não há por que deixar de colaborar com o serviço a fim de alcançar 452 mil setores censitários e 75 milhões de domicílios.

Outro fator de adiamento da contagem, que seria em 2020, é atribuído à má vontade do Governo Federal, ao reduzir recursos destinados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negando seu dever estabelecido na Constituição.

São exatos 5.570 municípios tirando raio x como forma de diagnosticar os males e planejar os métodos de melhorar os índices de desenvolvimento humano, visando fortalecer os bens intermediários à felicidade das pessoas.

Em cinco minutos, no máximo, dá para responder a todas as questões, fazendo valer o investimento de R$ 2,3 bilhões, incluindo também 6 mil localidades quilombolas e mais de 5 mil grupamentos indígenas.

Publicações relacionadas