Editorial - O Brasil defende a democracia | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - O Brasil defende a democracia

Os atos realizados em pelo menos 50 municípios construíram gigantesca barricada para defender eleições livres

Publicado sexta-feira, 12 de agosto de 2022 às 05:00 h | Autor: Da Redação
O dia 11 de agosto pode ser registrado  como data inesquecível ao representar o desejo geral em respeito à vontade de um povo
O dia 11 de agosto pode ser registrado como data inesquecível ao representar o desejo geral em respeito à vontade de um povo -

Cidadãos brasileiros de todos os 26 estados e do Distrito Federal fizeram valer o verso do mais belo dos hinos, “um filho teu não foge a luta”, e milhões deles estiveram nas ruas para fazer ecoar o brado por respeito à democracia, o melhor dos regimes políticos.

Os atos realizados com toda intensidade em pelo menos 50 municípios construíram gigantesca barricada para defender eleições livres dos delírios persecutórios daqueles mal-intencionados em atacar o voto eletrônico.

Teve início na leitura da carta escrita na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) a mobilização de alcance nacional, com força de notícia em principais jornais do exterior, dada a importância do Brasil para o mundo.

Impossível não lembrar do “Senhor Diretas”, como ficou eternizado o presidente da Assembleia Constituinte, na redemocratização de 1988, Ulysses Guimarães, desaparecido em misterioso acidente de helicóptero.

O “nojo à ditadura”, declarado pelo imortal parlamentar, segue doando sentido aos trabalhadores, como evidenciado nos locais onde graves e agudos corais de vozes irmanadas repudiaram articulações rasteiras.

Por contraste, restaria a tristeza aos últimos apoiadores de Jair Bolsonaro, se a eles fosse dado o acesso à percepção da vergonha por insistirem em mentiras rejeitadas até pelos Estados Unidos da América.

O gigantesco “Não!” a quem queira perturbar a nação contou 100 entidades da sociedade civil, unindo classes antagônicas, empresários e operários, integrando, em raríssima aliança, descendentes da casa-grande e da senzala.

Mais de 900 mil qualificadas assinaturas referendaram o conteúdo do documento de aversão a ameaças de ruptura da normalidade, rejeitando nova aventura cujo resultado seria o país na escória e na escuridão.

Sabendo-se da vocação legalista das Forças Armadas, sentinela de gloriosa tradição, o dia 11 de agosto de 2022 pode ser registrado por historiadores como data inesquecível ao representar o desejo geral em respeito à vontade de um povo heroico.

Publicações relacionadas