O desafio da praia limpa | A TARDE
Atarde > Opinião

O desafio da praia limpa

Publicado domingo, 09 de janeiro de 2022 às 06:00 h | Autor: Thaís Seixas

A sensação de pertencimento a uma comunidade implica cuidados consigo e com os outros, ampliando-se para ações de proteção ao patrimônio coletivo de belíssimas praias, quando se trata dos moradores de Salvador, beneficiados pela sorte de ter facilitado geograficamente o contato com o mar banhando formoso litoral.

Com a possível elevação das temperaturas, a confirmar diante da inconstância verificada neste Verão, os soteropolitanos têm uma oportunidade de engajamento, conceito capaz de comprometer o sujeito pensante a dialogar com o mundo no qual vive, visando ao melhor convívio.

 O incentivo a um comportamento razoável toma impulso no aspecto comunicacional, ao identificar-se na expressão popular “Tá na pegada” a tática de alcançar maior número de pessoas, em campanha iniciada pela Empresa de Limpeza Urbana, conhecida por Limpurb.

 O acerto em investir na linguagem tem amparo na interatividade como o motor da escolha de boas opções, cabendo aos gestores a promoção de atividades socioeducativas, tomando como pressuposto a gigantesca lacuna do estímulo ao conhecimento e às virtudes, herdada da ocupação lusitana em ancestral carência de livros e professores.

 O desafio é persuadir os banhistas a descartar resíduos em recipientes apropriados para o culto à higiene, com a instalação de contêineres e indicativos de onde estão situados a fim de possibilitar aos cidadãos a prática virtuosa.

 Participariam da ideia de limpeza cada um dos frequentadores de privilegiados balneários, em ampla oferta, desde exuberantes localidades nem sempre divulgadas do chamado Subúrbio Ferroviário até Extremo Norte, bem representado em Itapuã e Stella Maris, passando por Barra, Amaralina, Corsário, Jaguaribe e tantas outras.

 Controlar os desejos, sem permitir-lhes definhar, mantendo a razão no controle de impulsos e dos ímpetos é a contrapartida da cidadania esclarecida ao trabalho dos profissionais de coleta, evitando erro moral de tornar as faixas de areia imensas lixeiras a céu aberto.

Publicações relacionadas