adblock ativo

Turismo e inclusão da mulher negra

Publicado sábado, 23 de julho de 2016 às 00:00 h | Atualizado em 23/07/2016, 11:39 | Autor: Vânia Galvão l [email protected]
adblock ativo

No momento em que se comemora o dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, criado em 25 de julho de 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, ressaltamos a necessidade de políticas voltadas para a inclusão social e promoção da autonomia econômica das afro-baianas.

Como o turismo é um grande polo de fomento à indústria criativa, destaca-se como um setor apropriado ao desenvolvimento de iniciativas econômicas e inclusivas. Salvador é o terceiro destino brasileiro; mesmo assim, ainda precisamos evoluir muito no quesito prestação de serviços e no processo de inclusão das soteropolitanas como produtoras ativas.

Porque não começar pelas mulheres negras? Pesquisas mostram que essa é a população que registra os maiores índices de desemprego, de atividades informais e recebe os menores salários no país, inclusive comparando com mulheres brancas. Por exemplo, estudos realizados pelo Instituto Ethos, em 2010, mostram que nas 500 maiores empresas do Brasil, as mulheres negras integram apenas 9,3% no quadro funcional.

E é possível unir o útil ao agradável. Por isso, apresentamos projeto de indicação, já aprovado pela Câmara Municipal de Salvador, sugerindo ao prefeito ACM Neto e ao governador Rui Costa criação de capacitações para as mulheres negras atuarem como empreendedoras no setor turístico bem como oferecendo orientações técnicas, com possibilidade de linha de crédito para que possam desenvolver seus negócios.

Nosso projeto tem o mesmo objetivo da data criada na República Dominicana: ampliar e fortalecer as organizações das mulheres negras e promover estratégias desenvolvimentistas. É uma forma de combate ao racismo, sexismo e demais formas de desigualdades. Mais que debates e discursos precisamos de ações que imponham o empoderamento feminino em todos os setores socioeconômicos.

Vânia Galvão l Vereadora do PT - Salvador

adblock ativo

Publicações relacionadas