'Corte no Orçamento 2022 vai surpreender', diz Ciro Nogueira

Segundo ministro da Casa Civil, não deverá ser necessário cortar os R$ 9 bi que foram projetados

Publicado quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 às 19:09 h | Atualizado em 20/01/2022, 19:29 | Autor: Da Redação

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), afirmou nesta quinta-feira, 20, que o corte no Orçamento de 2022 vai "surpreender" a todos por ser menor do que o projetado. Segundo um dos líderes do Centrão e aliado do presidente Jair Bolsonaro, os "ajustes" feitos vão possibilitar uma folga mais nos recursos.

“A visão do governo como um todo é cortar o mínimo possível [do Orçamento]. Acho que não vai ser necessário cortar isso [R$ 9 bi]. Vai ser muito menos, por conta de ajustes que tivemos, de superavit, de algumas situações de correções. O valor vai ser muito menor. Estamos vendo ainda em quais áreas”, declarou Ciro em entrevista ao canal do Poder360 no YouTube.

“Podem ter certeza que vocês irão se surpreender com a redução de cortes. Vai ser, com certeza, um Orçamento que vai ter apoio total do Congresso”, acrescentou.

Após Lira criticar a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) do partido Novo que pede a suspensão do fundo eleitoral, Ciro Nogueira admitiu que o valor ainda pode ser alterado e não descarta um projeto para propiciar a mudança. Ele classificou o Congresso como "parceiro" do governo.

"Vai depender do ajuste que estamos fazendo para chegar a um bom-termo. Se [o eventual projeto] for bem explicado, feito com transparência, o Congresso Nacional é um grande parceiro do governo federal, tem sido muito assertivo. Temos tido compreensão muito grande dos presidentes das duas Casas, tanto do presidente Lira quanto do presidente Rodrigo. Esse Orçamento é do país. Temos que ter responsabilidade, dividir o ônus e o bônus para o país sair ganhando", disse.

Publicações relacionadas