ACM Neto e João Roma dividem o voto bolsonarista na Bahia | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

ACM Neto e João Roma dividem o voto bolsonarista na Bahia

51,2% de bolsonaristas indicam voto para o João Roma, enquanto 41,2% declaram que irão votar para o ACM Neto

Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 00:00 h | Autor: Da Redação
Voto bolsonarista na Bahia segue uma lógica demográfica semelhante em relação ao resto do País: Bolsonaro está mais forte no segmento evangélico
Voto bolsonarista na Bahia segue uma lógica demográfica semelhante em relação ao resto do País: Bolsonaro está mais forte no segmento evangélico -

De acordo com a pesquisa Atlas / A TARDE, divulgada na última sexta-feira, 5, ACM Neto e João Roma estão engajados numa forte competição para conquistar os eleitores do Jair Bolsonaro no estado da Bahia. De acordo com a pesquisa, Bolsonaro conta com 25,3%, quase 40 pontos atrás do Lula, que aparece com 63,9. Dos eleitores que declaram voto no Bolsonaro na corrida presidencial, 51,2% indicam voto para o João Roma na corrida para governador, enquanto 41,2% declaram que irão votar para o ACM Neto. 

João Roma vem intensificando a comunicação política nas redes sociais para conseguir aumentar a transferência de votos oriunda do Bolsonaro e a pesquisa indica que a estratégia está surtindo efeitos: o percentual de eleitores do Bolsonaro que declaram voto no Roma subiu 8 pontos em relação a pesquisa anterior Atlas / A Tarde (no levantamento anterior, Roma aparecia com 43,3% entre eleitores do Jair Bolsonaro). Ao mesmo tempo, ACM Neto conseguiu se manter estável neste segmento, indicando que a subida do João Roma se deu principalmente entre eleitores bolsonaristas que ainda estavam indecisos ou declaravam voto branco ou nulo na eleição para governador. 

O voto bolsonarista na Bahia segue uma lógica demográfica semelhante em relação ao resto do País: Bolsonaro está mais forte no segmento evangélico, onde perde para o Lula com uma diferença de apenas 7 pontos percentuais; no segmento masculino e no eleitorado acima de 60 anos (em ambos casos, Bolsonaro está 20 pontos atrás de Lula, em comparação com os quase 40 pontos de diferença no eleitorado geral). A intenção de voto em João Roma reflete de forma fiel este perfil. 

Imagem ilustrativa da imagem ACM Neto e João Roma dividem o voto bolsonarista na Bahia
 

Já no caso do ACM Neto, o candidato consegue atingir outros eleitores fora da base bolsonarista, principalmente jovens e mulheres, o que faz com que o perfil do eleitorado dele seja bastante diferente do eleitorado de Roma, de maneira geral. 

Essa fortaleza do ACM Neto em outros segmentos é refletida também pela  capacidade de transferência de uma parte dos eleitores de Lula: atualmente 57,9% declaram voto em Jerônimo, enquanto 29,9% declaram voto em ACM Neto. O potencial da estratégia eleitoral do PT, de converter uma parcela maior dos eleitores de Lula para Jerônimo, representa o principal desafio para o petista vencer a eleição para governador.

Publicações relacionadas