Audiência no TRE-BA define tempo de rádio e TV dos candidatos | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Audiência no TRE-BA define tempo de rádio e TV dos candidatos

Reunião desta sexta também sorteará a ordem de veiculação da propaganda em rede de cada partido

Publicado quinta-feira, 18 de agosto de 2022 às 18:48 h | Atualizado em 18/08/2022, 19:16 | Autor: Da Redação
Candidatos ao governo da Bahia nas eleições de 2022
Candidatos ao governo da Bahia nas eleições de 2022 -

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) apresenta, em audiência pública nesta sexta-feira, 19, às 9h, a definição do tempo previsto para a propaganda no rádio e na televisão dos candidatos ao governo do estado para o primeiro turno das eleições deste ano.

De acordo com o calendário das eleições, o horário eleitoral gratuito começa na próxima semana, no dia 26 de agosto, e seguirá até o dia 29 de setembro. A propaganda na internet já está liberada desde a última terça-feira, 18.

O Plano de Mídia das Eleições Gerais de 2022, que será apresentado na Corte Eleitoral baiana com a presença dos partidos e emissoras de rádio e TV, definirá a parcela do horário eleitoral gratuito para as coligações, através do Sistema de Horário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, serão realizados os sorteios para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede de cada partido político, federação e coligação, considerando o primeiro dia do horário eleitoral gratuito nas eleições.

Ainda nesta sexta, será decidido sobre as emissoras ou pool de emissoras que ficará responsável pela geração da propaganda, recebimento dos arquivos que contêm a propaganda eleitoral e geração do sinal que deverá ser retransmitido por todas as emissoras.

A exibição dos candidatos ao governo do estado ocorrerá às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 na rádio e das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na TV.

Projeção

Baseado no sistema de Horário Eleitoral do TSE, o jornal O Globo fez uma projeção de como ficará a divisão dos tempos de TV e rádio dos candidatos ao governo baiano.

Segundo o levantamento, ACM Neto (União Brasil) será o candidato com maior tempo no ar, 4 minutos e 39 segundos, seguido por Jerônimo Rodrigues (PT), com 3 minutos e 39 segundos. Já João Roma (PL) terá 1 minuto e 14 segundos, ao passo que Kleber Rosa (PSOL), 27 segundos.

A divisão do tempo de aparição midiática de cada candidato no rádio e na TV segue uma série de critérios decididos pela Justiça Eleitoral. 

Publicações relacionadas