Bolsonaro tem menor tempo entre presidenciáveis que tentaram reeleição | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Bolsonaro tem menor tempo entre presidenciáveis que tentaram reeleição

Atrás apenas de Lula no horário eleitoral de 2022, Bolsonaro se elegeu em 2018 com 8 segundos no 1º turno

Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 08:40 h | Autor: Da Redação
Chapa de Jair Bolsonaro (PL) tem apoios do PP e do Republicanos
Chapa de Jair Bolsonaro (PL) tem apoios do PP e do Republicanos -

A distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito já está desenhada, por conta da quantidade de candidaturas e das alianças. A não ser que alguma mudança aconteça, como desistência de algum candidato, o cenário não mudará. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o presidenciável com mais tempo, 3 minutos e 23 segundos, equivalente a 27% dos 12 minutos e 30 segundos do total. 

Se a candidatura petista lidera, por conta dos nove partidos em sua coligação, logo atrás vem a chapa de Jair Bolsonaro (PL), com apoios apenas do PP e do Republicanos, que farão com que o atual presidente da República tenha 2 minutos e 45 segundos na propaganda eleitoral gratuita.

Bolsonaro será o candidato com menos tempo de TV entre os presidenciáveis que tentaram reeleição, com o equivalente a 22% do tempo total. O percentual é consideravelmente inferior aos de Fernando Henrique (47%), em 1998, e Dilma Rousseff (45%), em 2014, mas não tão distante do tempo de Lula em 2006 (29%). 

No entanto, em 2018, quando concorreu à Presidência da República pela primeira vez, Bolsonaro contou com apenas 8 segundos de tempo de TV no primeiro turno. Sua vitória eleitoral, na ocasião, aconteceu no segundo turno, contra o candidato Fernando Haddad (PT).

Publicações relacionadas