Cenário indefinido aumenta pressão sobre campanhas na reta final | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Cenário indefinido aumenta pressão sobre campanhas na reta final

Pesquisa AtlasIntel aponta para chance de mais uma virada petista no Estado

Publicado sexta-feira, 23 de setembro de 2022 às 00:00 h | Autor: Alan Rodrigues
Jerônimo reitera associação com  Lula em evento  da campanha em Conquista
Jerônimo reitera associação com Lula em evento da campanha em Conquista -

A mais recente pesquisa AtlasIntel/A TARDE revelou um cenário completamente indefinido na disputa pelo governo do estado e deve se refletir numa grande mobilização na reta final das campanhas, com a provável antecipação do segundo turno.

Os números que colocam Jerônimo Rodrigues (PT) quatro pontos à frente de ACM Neto (União Brasil), no limite do empate técnico, apontam uma disputa voto a voto e não eliminam a possibilidade de definição em primeiro turno para qualquer dos lados.

A evolução de Jerônimo alimenta o entusiasmo da militância e traz para os petistas as boas recordações das viradas observadas nas últimas eleições ao Palácio de Ondina. Para o senador e ex-governador Jaques Wagner, que iniciou a sequência vitoriosa do PT no estado, essa virada já era esperada.

“O que está acontecendo é o que já esperava. Com o aumento da taxa de conhecimento de Jerônimo, a migração de votos está acontecendo. Ele começou na casa dos 30% de taxa de conhecimento e hoje já está com 67%. Então, na medida em que as pessoas vão conhecendo ele, elas vão se identificando, pois querem prestigiar o grupo político que vem governando a Bahia, e também o time de Lula, que representa a volta da esperança e da prosperidade no plano nacional”, diz o senador.

A associação com Lula e a possibilidade de alinhamento com um futuro presidente eleito, hipóteses hoje bastante prováveis, têm sido a principal estratégia da campanha de Jerônimo. O próprio candidato condiciona suas propostas à parceria com o ex-presidente.

"Quanto mais as eleições se aproximam e as pessoas vão conhecendo o candidato de Lula, de Rui Costa e de Jaques Wagner aqui na Bahia, vamos crescendo nas pesquisas em todos os institutos. Caminhamos para mais uma virada histórica. As caminhadas, carreatas e comícios têm reunido milhares de pessoas em todas as cidades por onde passamos, pois acreditam no projeto de inclusão e desenvolvimento social e econômico que Wagner e Rui iniciaram aqui na Bahia. Em Salvador, isso não é diferente”, avalia Jerônimo.

Desafio

O desafio das campanhas está em capitalizar, se possível ainda no primeiro turno, o eleitorado de Lula na Bahia. Os votos bolsonaristas, demonstra a pesquisa AtlasIntel/A TARDE, migram quase que completamente para ACM Neto num eventual segundo turno, fruto do antipetismo. E, apesar de todo o esforço para colar a imagem de Lula em Jerônimo, 31,9% dos eleitores do ex-presidente votam em Neto. Deslocar parte desses votos seria fundamental para definir a vitória já no dia 2.

Além do peso de Lula, o governador Rui Costa está engajado na campanha e com avaliação positiva de 53% tem sido outro importante cabo eleitoral. “Jerônimo e Lula fazem parte de um projeto vitorioso de cuidado com as pessoas e de muito trabalho para que os baianos e os brasileiros tenham trabalho e comida na mesa. Os números da pesquisa traduzem a confiança nesse projeto, que vai devolver a dignidade ao Brasil e ajudar a Bahia a continuar crescendo e se desenvolvendo", afirma Rui.

Publicações relacionadas