Eleições: TRE-BA convoca mais de 33 mil mesários via WhatsApp | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Eleições: TRE-BA convoca mais de 33 mil mesários via WhatsApp

A estimativa é a de que 147.460 mesários atuem durante as eleições deste ano

Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 09:35 h | Autor: Da Redação
A justificativa para a recusa deve ser apresentada ao cartório eleitoral
A justificativa para a recusa deve ser apresentada ao cartório eleitoral -

Com as eleições deste ano próximas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) já convocou pelo menos 33 mil mesários pelo Whatsapp. A estimativa é a de que 147.460 mesários atuem durante as eleições deste ano no estado. Destes, 20.500 estarão concentrados em Salvador. Em outubro, os baianos votam para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. 

O período oficial de convocação dos mesários já foi oficialmente encerrado no dia 3 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral. No entanto, o TRE alerta que o eleitor que pretende atuar como mesário  deve ficar atento às notificações do WhatsApp, já que ainda é possível preencher as vagas daqueles que não responderam ao chamamento ou solicitaram dispensa da função. 

Além do WhatsApp, o TRE-BA informa que os mesários podem ser convocados por outros meios, como e-mail e carta. 

A justificativa para a recusa deve ser apresentada ao cartório eleitoral em um prazo de cinco dias, a partir da data da notificação. 

O TRE informou que a notificação enviada através do aplicativo de mensagens possui informações sobre o local em que a pessoa deve se apresentar no dia da eleição, além de orientações sobre como acessar a carta de convocação.

Publicações relacionadas