Guilherme Boulos vai presidir federação de PSOL e Rede | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Guilherme Boulos vai presidir federação de PSOL e Rede

Federação irá apoiar a candidatura do ex-presidente Lula

Publicado segunda-feira, 23 de maio de 2022 às 09:36 h | Autor: Da Redação
Boulos e Lula
Boulos e Lula -

Pré-candidato a deputado federal pelo PSOL, Guilherme Boulos será o presidente da federação PSOL/Rede e confirmou que os partidos farão parte da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República. O pedido de registro da federação já foi assinado. 

Apesar da afirmação de Boulos, o apoio a Lula não não é unanimidade nem na Rede nem no PSOL. Nem mesmo a federação contou com grande aprovação, mas por decisão da maioria da Executiva do PSOL, se tornou algo real no dia 30 de março. Maior partido da federação, o PSOL teve o direito de ficar com a Presidência e então Boulos foi escolhida pela ala majoritária. 

Apoiador de Lula, Boulos abriu mão de concorrer ao Governo de São Paulo para apoiar o PT. Ou seja, sua indicação para presidir a federação é uma sinalização de apoio a Lula, já que outros nomes conhecidos no PSOL, como o deputado federal Glauber Braga (RJ), são contrários e defendem uma candidatura própria. 

Já na Rede, as ex-senadoras Marina Silva e Heloísa Helena, que podem concorrer à Câmara dos Deputados por São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, fazem parte da ala que rejeita o apoio a Lula. Porta-voz da Rede, Heloísa Helena afirmou que irá apoiar Ciro Gomes. 

Por conta diss, será permitido que filiados apoiem candidatos diferentes daqueles indicados oficialmente pela federação.

Publicações relacionadas