Recusa de candidatos restringe realização de debates | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Recusa de candidatos restringe realização de debates

Líderes nas pesquisas evitam confronto direto e focam nas próprias campanhas

Publicado terça-feira, 16 de agosto de 2022 às 00:00 h | Autor: Alan Rodrigues
TV Assembleia cancelou debate que faria em parceria com A TARDE. ACM Neto e Jerônimo Rodrigues não confirmaram presença
TV Assembleia cancelou debate que faria em parceria com A TARDE. ACM Neto e Jerônimo Rodrigues não confirmaram presença -

A polarização das eleições, nos planos nacional e estadual, vem prejudicando a discussão de ideias e limitando as possibilidades do eleitor de conhecer melhor os candidatos. A principal prova disso é a dificuldade dos órgãos de imprensa em realizar debates entre os concorrentes à Presidência e Governo do Estado. Alguns já foram cancelados e, mesmo os que estão mantidos, tiveram a data adiada e não têm a realização garantida.

Na Bahia, o único debate realizado até agora foi promovido pela TV Bandeirantes, no dia 7 deste mês. O encontro não teve a presença do líder das pesquisas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). Essa semana começa a campanha eleitoral e dois debates estavam previstos. O da TVE, que seria dia 28, terá nova data em setembro, provavelmente no dia 5, mas ainda não tem confirmação de todos os candidatos.

O outro debate seria da TV Assembleia, em parceria com A TARDE, no dia 31, mas a direção da emissora decidiu cancelar devido à não confirmação dos candidatos ACM Neto e Jerônimo Rodrigues (PT). O jornalista Jefferson Beltrão, diretor da RÁDIO A TARDE e apresentador da TV Assembleia, lamenta: “Isso enfraquece o debate, já tivemos o primeiro com a ausência de um dos candidatos. É mais uma cartada jogada fora, na reta final o confronto de ideias seria extremamente rico”.

O candidato do PSOL, Kléber Rosa, também condenou a postura do líder das pesquisas. "É um absurdo um candidato ao Governo da Bahia se recusar a participar dos debates dos veículos de comunicação. É no debate que nós exercitamos o confronto de ideias. ACM Neto não participou do debate da Band e ficou nítido, mais uma vez, o autoritarismo e o coronelismo da oligarquia carlista que sempre negou e continua negando os princípios democráticos”.

A assessoria de ACM Neto argumenta que a confirmação depende a da agenda do candidato e defende que os debates sejam realizados em pool, reunindo várias emissoras. Até agora, a única sinalização da campanha de Neto é a participação no debate da TV Bahia, previsto para 27/9, a cinco dias do primeiro turno.

Mas o ex-prefeito da capital não é o único a recusar participação nos debates. Jerônimo Rodrigues (PT) também não havia confirmado presença no debate da TV Assembleia e aguarda a definição da nova data da TVE para garantir, ou não, a sua presença.

Correndo por fora, o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), garante presença em todos os debates e opina sobre os concorrentes que evitam o confronto cara a cara. “Quem foge do debate desrespeita o eleitor que perde a oportunidade de conhecer melhor os candidatos no momento crucial do embate das ideias e propostas. Por respeitar o eleitor, participarei de todos os debates, pois só a falta de coragem pode justificar a ausência de um candidato neste importante evento de uma campanha”, dispara.

Debates presidenciais

A estratégia dos candidatos mais bem colocados de não se expor ao enfrentamento franco, ao vivo e com igual tempo de perguntas e respostas, não é privilégio das campanhas locais. Na disputa pela Presidência, os dois líderes nas intenções de voto têm evitado ou colocado dificuldades para participarem dos debates.

A assessoria do ex-presidente Lula (PT) afirma que ele deve ir ao debate da TV Bandeirantes, marcado para o próximo dia 28. A coordenação de campanha está em contato com outras emissoras mas não tem nenhuma confirmação até o momento.

No último domingo, 14, o debate proposto pelo consórcio de veículos de imprensa formado por Folha, UOL, G1, Estadão, Globo e Valor, foi cancelado. Outros veículos, como CNN e Jovem Pan, também já desistiram de promover o encontro entre presidenciáveis. A TV Globo anuncia a realização de um debate em 29 de setembro, a três dias da votação, mas tudo vai depender do andamento das campanhas e dos números das pesquisas eleitorais.

Essa talvez seja a única chance de ver o presidente Bolsonaro (PL) frente a frente com seus adversários. Segundo informações de bastidores, a coordenação de campanha do presidente estaria avaliando a vantagem de se expor diante de opositores depois da repercussão das entrevistas em podcasts, que reuniram mais de 500 mil espectadores e superaram 12 milhões de visualizações.

Publicações relacionadas