Ex-tesoureiro das campanhas de Lula e Dilma presta depoimento na PF em São Paulo | A TARDE
Atarde > Política

Ex-tesoureiro das campanhas de Lula e Dilma presta depoimento na PF em São Paulo

Publicado sexta-feira, 04 de março de 2016 às 11:44 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:24 | Autor: Francisco Carlos de Assis e Ana Fernandes | Estadão Conteúdo

Ex-tesoureiro da campanha à reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, e da primeira eleição da presidente Dilma Rousseff, em 2010, José de Filippi Júnior presta depoimento na Polícia Federal, na Lapa, zona oeste de São Paulo, na 24ª fase da operação Lava Jato.

Filippi Júnior está entre os investigados que foram conduzidos coercitivamente nas investigações da PF e do Ministério Público Federal (MPF). O principal alvo de hoje é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que também presta depoimento na capital paulista, mas no aeroporto de Congonhas (zona sul).

Além do ex-tesoureiro, outro investigado que presta depoimento na capital paulista é Rogério Aurélio Pimentel, ex-assessor de Lula na Presidência da República e que teria sido o responsável por receber a mudança do ex-presidente no sítio em Atibaia, após o petista deixar o Palácio do Planalto.

Segundo informações da PF, outras quatro pessoas investigadas na Operação Aletheia foram conduzidas e devem ser ouvidas ainda nesta sexta.

Malotes

Agentes do Comando da Operação Tática (COT) da Polícia Federal retiraram uma série de malotes de documentos do Instituto Lula no fim da manhã desta sexta-feira. A reportagem pôde observar policiais do COT ensacando ao menos quatro malotes e colocando na viatura da PF. Também foi retirada uma tela, aparentemente de um computador.

De acordo com a assessoria de comunicação do instituto, o prédio em uma casa anexa à sede principal é onde trabalham as equipes do setor tributário e de comunicação da organização do ex-presidente. É o local onde ficam armazenadas, por exemplo, notas fiscais do instituto.

Parte da 24ª fase da operação Lava Jato, agentes do COT, da PF e da Receita Federal realizam buscas e apreendem materiais no Instituto Lula desde as 6h da manhã desta sexta-feira. A Rua Pouso Alegre, no Ipiranga, região sudeste da cidade, segue bloqueada na quadra onde fica o edifício principal.

Nenhum porta-voz do instituto ou do PT esteve no local nesta manhã.

Publicações relacionadas