Graziano acusa Espanha de traição na FAO | A TARDE
Atarde > Política

Graziano acusa Espanha de traição na FAO

Publicado quinta-feira, 07 de abril de 2011 às 11:03 h | Autor: Agencia Estado

José Graziano, candidato do Brasil para a direção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), ataca a Espanha por ter apresentado candidato próprio para ocupar a chefia do organismo e denuncia traição. Em entrevista ao jornal El País, Graziano deixou claro que não gostou da atitude de Madri, que prometera apoio ao Brasil e, meses depois, apresentou o ex-chanceler espanhol Miguel Angel Moratinos como seu candidato.

As eleições ocorrem em junho. Mas, na próxima semana, todos os cinco candidatos que concorrem ao posto apresentarão seus programas de governo aos países da entidade, sediada em Roma. Além de Graziano e Moratinos, há outros três candidatos - um iraquiano, um iraniano e um representante da Indonésia.

Graziano é apresentado pelo jornal como franco favorito e o que teria mais chances de abocanhar votos entre os 133 países pobres da FAO. Graziano é visto como o pai do Fome Zero e afirmou, na entrevista, que tem todo o apoio da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicações relacionadas