adblock ativo

Grupo A TARDE inova na cobertura das eleições 2010

Publicado sábado, 17 de abril de 2010 às 19:29 h | Atualizado em 17/04/2010, 20:44 | Autor: Da Redação
adblock ativo

Jornal A TARDE inaugura na edição deste domingo, 18, a Editoria Especial Eleições 2010, que existirá até o final da corrida eleitoral, em novembro. O objetivo é ampliar o espaço para reportagens, análises, serviços e entrevistas que vão municiar o cidadão no seu dever de escolher o candidato que melhor represente os anseios de construir uma Bahia e um Brasil melhor.

A criação da editoria especial integra um projeto mais amplo de cobertura especial das eleições gerais deste ano. O Grupo A TARDE, fiel a seu compromisso com a cidadania, elaborou uma série de eventos para levar ao leitor/eleitor informações detalhadas sobre personagens e propostas colocadas em disputa no pleito.

Toda a cobertura segue os princípios de racionalização, pluralidade, interatividade e transparência. “A TARDE, por meio de suas edições impressa e digital, se empenhará ao máximo para suprir as demandas dos leitores e internautas em relação a todo o processo eleitoral com críticas e análises sobre candidatos e partidos. Acreditamos na nossa obrigação jornalística de alertar os eleitores quanto à extrema importância da participação democrática neste momento fundamental da vida política do País. Não podemos nos esquecer de que somos nós cidadãos que colocamos os governantes no poder, para o bem e para o mal. Com base na sua história de independência editorial e credibilidade, A TARDE será um aliado informativo do cidadão e de seus anseios”, afirmou Ranulfo Bocayuva, diretor-executivo de Jornalismo do Grupo A TARDE.

“Ao criar uma Editoria Especial dedicada às eleições, A TARDE inova nos seus mecanismos de atuação a serviço do cidadão leitor/eleitor, reafirmando atitudes que já fazem parte da tradição deste jornal, em que se juntam seriedada, lealdade e profissionalismo na prática do jornalismo, em busca do desenvolvimento social que elimine as desigualdades e favoreça a convivência pacífica, aperfeiçoe a prestação do serviço público e garanta a liberdade do cidadão em sua plenitude”, avaliou o editor-chefe de A TARDE Florisvaldo Mattos.

Racionalidade - “A racionalidade na escolha e execução de pautas e na hierarquização das notícias é essencial quando campanhas eleitorais utilizam poderosas ferramentas de persuasão para despertar emoções e paixões nos eleitores”, afirma o editor-coordenador de Eleições, Flávio Oliveira, destacando que a escolha dos destinos do País é uma decisão muito importante para ser feita apenas com base na emoção.

O segundo princípio da cobertura, o de pluralidade, garante ao eleitor acesso a todos os pontos de vistas de questões importantes. A interatividade propicia voz ativa aos leitores/eleitores. Transparência no trato com a informação – apuração ética, redação clara – já é um compromisso histórico do grupo com seu público.

A cobertura especial das Eleições 2010 destacará, ainda, entrevistas com presidenciáveis e sabatinas com os candidatos a governador. Outra inovação é a realização de seminários sobre temas como segurança, saúde, cultura, entre outros. A Web TV A TARDE também vai produzir e veicular debates entre candidatos a senador (primeiro turno) e a governador (segundo turno).

adblock ativo

Publicações relacionadas